Operação Safra 2017

Porto de Paranaguá terá nova estratégia de descarga

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) reuniu os terminais e operadores de grãos para dar início à Operação Safra de 2017. No encontro, foi discutido como deve funcionar o novo sistema de agendamento de descarga e quais as medidas de segurança devem ser tomadas para evitar a abertura de bicas no caminho entre o pátio de triagem e os terminais.

Para esta safra, os caminhões devem sair das suas origens com a janela de descarga nos terminais já definida. O objetivo é que a chegada dos grãos seja feita de maneira ordenada, sem acúmulo de caminhões na estrada e nas vias, com fluxo constante e harmonioso 24 horas por dia e sete dias por semana.

O sistema de agendamento de descarga nos terminais é uma evolução do Carga Online, que há cinco anos extinguiu a fila de caminhões nas estradas de acesso ao Porto de Paranaguá. “Agora, vamos reunir todos os entes envolvidos, como Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal para, com o auxílio da UASP (Unidade Administrativa de Segurança Portuária), formar uma ação integrada e garantir que os agendamentos sejam executados com segurança para os caminhoneiros e sem a abertura das bicas dos caminhões neste trajeto”, afirmou o diretor-presidente da Appa)=, Luiz Henrique Dividino. Além do patrulhamento, manter as bicas lacradas também evita a ação de vândalos ao longo do percurso.

As ações fazem parte do planejamento do escoamento da safra, que, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deve ser recorde. Somente no Paraná, espera-se que a colheita de grãos seja 15% superior à do ano passado, chegando às 23,3 milhões de toneladas. Em todo o Brasil, a expectativa é que a safra ultrapasse a marca de 215 milhões de toneladas.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  • A
    denuncie

    Abisalão Justino

    03/06/2017 15:03

    O guia maritimo é uma ótima opção de conhecimento do setor , gosto muito das materias e faço questão de repassar para meus contats