Complexo de Suape realiza evento de conexão com empresas

Objetivo do Suape Conecta é formar uma rede de relacionamento e firmar parcerias em novas ações

Fomentar e fidelizar o relacionamento com as empresas instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape. Este foi o mote do Suape Conecta, evento que a administração do porto realizou nesta terça-feira (03/09), das 9h às 12h, no auditório do centro administrativo, em Ipojuca, Grande Recife. O presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, recebeu empresários, representantes de órgãos e parceiros na intenção de criar uma rede de relacionamento entre as empresas e o Governo do Estado, com foco em propor soluções para as necessidades comuns dos empreendimentos, bem como apresentar ideias e projetos para incrementar as atividades das empresas. A expectativa é de que o programa seja realizado três vezes ao ano, dependendo da quantidade de demandas que forem surgindo.

O Conecta reuniu 120 participantes de 50 empresas de Suape, representantes do Consulado da Argentina no Recife, Receita Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, BNDES, BNB, Antaq, Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Prefeitura do Ipojuca, Sebrae, FCAP/Jeep, Porto Social, AD-Diper, Copergás, Associação das Empresas de Suape (Assessuape), Compesa, Fiepe, Senai/Cabo e Grupo Neoenergia/Celpe. “O objetivo do projeto é criar um senso de comunidade entre as empresas que fazem parte de Suape. Nós estamos querendo mudar tanto a forma de nos relacionarmos com essas organizações, quanto a forma de elas se relacionarem entre si. E também o modelo de relacionamento de todos nós com as comunidades inseridas. Nós entendemos que esta é uma grande oportunidade de sinergia entre as entidades, criando novos fornecedores, parcerias e a possibilidade de as empresas se integrarem aos projetos socioambientais que Suape tem desenvolvido com tanta seriedade e carinho aqui dentro do Complexo”, explicou Cerquinho.

Nesse primeiro encontro, além de serem tratadas pautas de interesse comum das empresas, o Sebrae foi convidado para apresentar o Programa Nacional de Encadeamento Produtivo e seus principais resultados. O programa é uma estratégia para aumentar a competitividade por meio de relacionamentos cooperativos estabelecidos entre grandes companhias e pequenos negócios. De acordo com o head em Encadeamento Produtivo da instituição, Renato Perlingeiro, “Toda a cadeia ganha quando todas as partes, independente de porte, atuam de forma competitiva. Que possamos atuar em Suape para termos um porto diferenciado, com mais vantagens e uma cadeia fortalecida, sustentável, madura e diferenciada. Dessa forma, todo o território será beneficiado”.

A montadora Jeep também participou apresentando o case do Projeto de Qualificação de Fornecedores Locais, desenvolvido em parceria com o Sebrae-PE. O analista de compras da planta, Bruno Andrade, explicou como a fábrica de Goiana está desenvolvendo a cadeia produtiva de fornecedores locais com pequenas empresas de Pernambuco e da Paraíba. Outra convidada, o Porto Social, incubadora de projetos sociais que trabalha com mais de 200 organizações, mostrou que é possível ter um ecossistema sustentável. “É necessário haver um equilíbrio entre valor social e econômico”, destacou Carolina Maciel, gestora de Soluções de Impacto da entidade.

O departamento de inovação de Suape apresentou as iniciativas para a construção estruturada de oportunidades e soluções inovadoras a partir dos desafios encontrados no complexo industrial portuário. Essas ações fazem parte do programa Suape Projeta, cujo objetivo é fomentar uma cultura de criação de negócios. Para Ed Dantas, gerente de Inovação, “o projeto busca conectar indústrias e startups, imergir em contextos reais e projetar inovação como uma nova possibilidade de diferenciação dos atores envolvidos”.

“O Suape Conecta superou nossas expectativas. Foi uma excelente oportunidade de conhecer as demandas das empresas, de aproximar a administração de Suape e os empreendimentos do ponto de vista de relacionamento e de ouvir o que os executivos precisam para se manterem competitivos e gerando empregos” comemorou o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Alberto Barros.

Além da programação no auditório, o Suape Conecta contou com exposição de parceiros em estandes montados no hall do local do evento, como as secretarias de Desenvolvimento Econômico das prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, que apresentaram portfólios de serviços e iniciativas. Já o Senai expôs os cursos disponíveis para os colaboradores das empresas e comunidade em geral. O Sebrae também aproveitou o espaço para divulgar o encadeamento produtivo e outras ações.

Tô na Feira - O Complexo de Suape divulgou, durante o evento, o Projeto Tô na Feira, iniciativa criada para dar visibilidade às comunidades produtoras do território de Suape, dando divulgação e comercializando seus produtos, que vão desde frutas a artesanato. A partir desse projeto, o governo promove o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico dos agricultores e artesãos participantes. O Tô na Feira é realizado no centro administrativo de Suape e caminha para a nona edição no dia 10 de outubro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.