Aqui você encontra o especial do Guia Marítimo com a melhor cobertura do setor.

Revista digital Guia Marítimo

  • E agora?

    Edição de novembro de 2021

    O fim do ano preocupante com a deterioração dos índices econômicos, as decisões pirotécnicas em Brasília e as secretas distribuições dos recursos públicos por parte das lideranças políticas, uma inflação que parecia debelada para sempre, aliadas à continua insistência do vírus pandêmico e a potencial crise energética quase que ofuscam uma série de boas notícias. Foi aprovada pelo senado a BR do Mar, PL 4199/2020. Realizou-se o primeiro leilão do 5G. Anunciaram o lançamento do empreendimento privado do Porto Meridional Arroio do Sul, RS, um potencial Hub de grande calado previsto para 2024. Foram assinados mais de 20 protocolos de intenção entre o Governo do Ceará e o Alemão, em recente fórum, para o desenvolvimento de um polo de produção do Hidrogênio Verde a partir de energias renováveis eólicas e fotovoltaicas, entre outras. São notícias otimistas como estas que queremos ver nessa passagem do mais um ano que se aproxima.

  • Revista digital Guia Marítimo - E agora?

    Edição de outubro de 2021

    Nem deu tempo de digerir os acontecimentos inusitados dos dois últimos anos, que tanto mudaram o mercado internacional de mercadorias e a velocidade das mudanças de paradigmas voltam a assombrar alguns pessimistas e a atiçar a capacidade de inovar e se reinventar dos otimistas. É esse olhar para o futuro que nos fascina desde os primeiros dias do Guia Marítimo. Às vezes parecem assuntos desconexos, mas está longe disso. Entender a relação entre a escalada da tecnologia, da sustentabilidade e das novas formas de marketing, comunicação e responsabilidade social é o desafio para os executivos C – Level, preocupados em conseguir prever minimamente qual o caminho que a sua empresa deverá seguir para continuar fazendo parte do jogo. E tudo passa pela logística.

  • Revista digital Guia Marítimo - It’s a whole new world in logistics

    Edição de setembro de 2021

    Desafios não faltam na logística e comércio exterior do Brasil. Parece ruim, mas, preferimos ver como um copo meio cheio. Nas dificuldades que passamos, similares a uma guerra mundial, é que surgem as maiores oportunidades. A grande diferença do momento atual, comparado a um pós-guerra, é que todos os ativos foram preservados, inclusive a necessária rede que viabiliza as tecnologias de nossa era. Hardwares e softwares, prontos para operar. Faltam pessoas preparadas para dar conta dessas oportunidades. Entre as novidades que mudarão o futuro do Brasil, temos o leilão iminente do 5G. Primordial para o funcionamento das ferramentas como blockchain, IoT, IA, rastreamento e robotização que apoiarão a logística integrada mundial.

  • Revista digital Guia Marítimo

    Edição de agosto de 2021

    É a história do copo meio cheio ou meio vazio. Para os otimistas, estamos diante de oportunidades nunca vistas. Para os que gostavam da zona de conforto os tempos são de desafios intransponíveis. Para quem lida com logística não há zona de conforto nunca e desafios se apresentam como grandes oportunidades. Talvez por isso estamos assistindo a uma consolidação inédita no mercado, aliado a uma corrida olímpica para aproveitamento da evolução tecnológica em curso.Essa tempestade perfeita que todos propagam deverá se transformar em uma das maiores revoluções que o mercado de logística já conheceu. Para os otimistas, o Natal já chegou. Tanto quanto aos desafios a serem enfrentados para fazer frente ao aumento da demanda da época como com presentes valiosos para os mais criativos e resilientes. Para o Guia Marítimo que gosta do desafio de estar sempre em cima dos fatos e análises, também já é Natal.

  • Revista digital Guia Marítimo

    Edição de julho de 2021

    Estamos num dos julhos mais imprevisíveis de muitos anos. Nada é certo quanto à logística no comércio exterior. Muitos perdendo e para equilibrar a balança outros tantos ganhando muito. Para as empresas importadoras e exportadoras é na logística que reside o fiel da balança. Já tem muitas empresas aconselhando que as importações para o Natal sejam embarcadas desde já, diante de continuado risco da falta de espaço em navios e portos, containers, maior instabilidade no cumprimento das escalas e ainda maiores fretes. A logística, por mais digitalizada, integrada e sofisticada que seja, nesse cenário de incertezas, está causando preocupações inéditas nas reuniões do marketing, vendas, supply chain, produção e financeiro das empresas. Assim mesmo o comércio mundial parece insistir num crescimento acima das previsões recentes. Os consequentes aumentos de custos e inflação colaboram com as incertezas quanto às programações. Vamos torcer para mares mais calmos no segundo semestre.

  • Revista digital Guia Marítimo

    Edição de junho de 2021

    O episódio do acidente no Suez e suas consequências para o armador, o canal, os portos pelo mundo, importadores, exportadores e a economia estão virando cases para referência futura à medida que estão acontecendo. Porém, a um custo enorme. Com a bruxa solta em 2021, outros episódios com navios e portos foram se somando. As soluções das consequências no mercado ainda demorarão um bom tempo para chegarem perto da normalidade. No meio tempo, as empresas de logística continuam com os desafios da inclusão digital e tecnológica, redução acelerada pegada de carbono, fidelização de clientes e definição de seus novos papéis no mercado. No Brasil, se somam as dificuldades políticas com a antecipação do ano eleitoral. Cada vez o planejamento fica mais imprevisível. Todos procuram encontrar o novo equilíbrio. Uma maior concentração de empresa na busca de integração na logística está visível. Veremos muitas novas mudanças de cadeiras, fusões e incorporações e novas startups acontecendo. A dinâmica é grande e manter-se atualizado não está fácil.

  • Revista digital Guia Marítimo

    Edição de maio de 2021

    Seja no agronegócio, indústria, distribuição ou E Commerce, a integração começa desde a coleta de informações, na origem, até às do destino e segue com a coordenação do inventário em toda a cadeia, na logística, na distribuição e na TI. Softwares e sistemas de comunicação, entre máquinas, controlam e comandam o processo. Por isso, em todo o mundo, cada elo da cadeia não está poupando esforços nem investimentos em TI. O controle da logística integrada, ainda não é bem compreendida pela grande maioria dos usuários. Será vital para a sobrevivência dos produtores e distribuidores no mercado. Ao mesmo tempo segue uma corrida entre as empresas operadoras pela liderança na prestação desse serviço. É sempre importante lembrar que a digitalização e universalidade da tecnologia no Brasil ainda está incipiente e poderá atrasar o país na conquista do seu lugar na economia mundial. A cada edição, focamos mais nesse alerta.

  • Revista digital Guia Marítimo

    Edição de abril de 2021

    Muitos já perceberam a inclusão de um foco bem apurado do Guia Marítimo digital nos temas de Logística Integrada, inovação e sustentabilidade. Entendemos o momento e estamos analisando, cuidadosamente, a evolução dessa nova espécie dominante na logística. O mais novo olhar do Guia Marítimo, adotado em janeiro desse ano na revista mensal, vem também causando uma revolução. Já trouxe maior interação com os leitores e usuários de serviços. Inovação provoca inovação e mais interessados. Foram mais de 30.000 novos seguidores em 3 meses. Logo o Grupo Guia e seus parceiros estarão, também, transformando esse conteúdo em debates virtuais e presenciais por meio de atualizadíssimos modelos de mídia. É o que fazemos. E também, na análise do comportamento dos leitores da Revista Digital Mensal, se confirmou o que vínhamos notando em nossos eventos. Esse mercado,historicamente dominado por homens, mudou de fato. Mais de 44% do total de profissionais interessados no conteúdo do Guia Marítimo são mulheres. O nosso trabalho é o de prover conteúdo e informação para quem faz parte do processo decisório nas empresas, portanto, elas estão fazendo acontecer.

  • Revista Digital Guia Marítimo

    Edição de março de 2021

    O grande desafio no transporte e armazenagem internacional era o de acertar as previsões do mercado esperando ter suficiente equipamento e espaço para a entrega, no momento em que as demandas futuras estimadas aconteciam. O container, de alcance global, foi um dos primeiros responsáveis por outros investimentos em sistemas de controle e comunicação. À medida que o transporte e armazenagem foi se transformando em Intermodal e mais do que só parte de uma cadeia logística global outros importantes investimentos se tornaram necessários. Não há limite para esses novos investimentos na medida em que aumenta a capacidade de fazer a integração dos ativos e serviços das empresas, organizações e países de forma capilar, segura e fluida, via o uso da inovação e tecnologia da informação.Para isso, digitalizar é preciso. Também, implantar a infraestrutura básica para o bom funcionamento da robotização, automação, autonomia veicular e TI é primordial. Um país como o nosso não pode se dar ao luxo da miopia digital. Quem ignorar essa onda não será competitivo. A forma de tratar o supply chain, a distribuição e, principalmente, a legislação já mudou nos países com quem competimos, de quem compramos e vendemos. Logística Integrada é o nome do jogo atual.

  • Revista Digital Guia Marítimo

    Edição de fevereiro de 2021

    O Guia Marítimo sempre inova debatendo a logística multi-disciplinarmente. Assim, tem unido provedores de logística, usuários e legisladores na discussão da Intermodalidade e inovação há 30 anos. Nessa edição de fevereiro, o tema é a inovação dos armadores e operadores na sustentabilidade e na causa humana, uma meta abraçada sempre que necessário.

  • Revista Digital Guia Marítimo

    Edição de janeiro de 2021

    Informar sobre o dia de hoje está muito fácil. Notícia ruim não falta. Porém, estar a frente dos fatos, como sempre foi a linha do Guia Marítimo, se tornou quase que impossível. As previsões do dia de amanhã estão sendo atropeladas pela dinâmica dos fatos. Os algoritmos não conseguem reaprender as mudanças a tempo de tomar a ação correta. O que era bem provável de acontecer em 2019/2020 não acontecerá mais. Se acontecer, será de forma e players diferentes. Por isso, o nosso foco tem sido direcionado aos temas de inovação e suas possíveis consequências para o mercado, tanto na edição das notícias como nos eventos e palestras. Será a inovação, na tecnologia da informação aplicada, a grande mola da mudança. Junto com a inovação vem fatalmente a privatização de ativos e dos meios de gestão, queiram os críticos ou não. As soluções competitivas urgentes precisam de mais agilidade, investimento e protagonismo e os governos não conseguem nem tem a vocação para isso. Fomos os pioneiros na discussão das privatizações e transporte intermodal. Agora, 25 anos depois, temos o novo fenômeno do Smart Logistics. Isso muda tudo para todos. Nada como começar 2021 discutindo o novo de novo. Boa leitura

  • Resenha 2020 & Cenários 2021

    Edição de janeiro de 2021

    O comércio internacional 2020 foi marcado por grandes volatilidades na demanda em meio à maior crise global desde a colapso financeiro de 2009, em virtude da pandemia da Covid-19. Na China, primeiro epicentro do coronavírus, a decisão do governo pela adoção de medidas rígidas de restrição em vários setores reduziu a produção industrial entre meados de janeiro e início de março, causando impacto relevante para o comércio internacional brasileiro no início do ano já que o primeiro trimestre registrou uma significativa redução no volume de exportação

  • A explosão do varejo (sobretudo nos EUA) e a falta contêiner de 40HC

    Edição de novembro de 2020

    O Wall Street Journal, que no último dia 15/11¹ revelou que até mesmo exportadores norte-americanos estão tendo dificuldades em encontrar contêineres para embarques de produtos agrícolas para a Ásia já que os armadores estariam preferindo retornar com os equipamentos vazios visando atender a forte demanda das importações no sentido oposto. O que está acontecendo na rota Ásia > EUA é de fato tão atípico que tem sido usualmente descrito no noticiário como um “black swan” (ou cisne negro), uma expressão em inglês usada para se referir a qualquer tipo de evento inesperado, mas altamente significativo, e certamente é uma das principais razões da escassez de contêineres de 40HC em todo o mundo. Nico Hecker, Diretor Global de Logística de Contêineres da Hapag-Lloyd resumiu: “Atualmente, estamos vendo um “black swan” e experimentando um forte aumento da demanda de contêineres de 40HC, após uma das maiores quedas na demanda de todos os tempos”.

  • Informativo BR do Mar | Guia Marítimo

    Edição de agosto de 2020

    O programa BR do Mar busca facilitar a expansão das operações da cabotagem e a entrada de novas empresas. A principal proposta de mudança na legislação é o aumento das possibilidades de as EBN’s afretarem embarcações, sem a obrigatoriedade de possuírem embarcações próprias. Entre outras metas, o Ministério da Infraestrutura pretende ampliar o volume de contêineres transportados, por ano, de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a 20 pés), em 2019, para 2 milhões de TEUs, em 2022, além de ampliar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos, excluindo as embarcações dedicadas ao transporte de petróleo e derivados.

  • Guia Marítimo Especial Cargas de Projeto

    Edição de fevereiro de 2017

    Mercado de olho no futuro De extrema importância para o país, setor ainda enfrenta um dos piores entraves: a infraestrutura Mesmo diante retração dos mercados e da crise econômica e política em que se encontra o país, as empresas vislumbram algumas opor­tunidades, como o crescimento da indústria na­cional de peças em resposta

  • Guia Marítimo Especial Serviços, Tecnologia e Integração

    Edição de janeiro de 2017

    Na primeira edição do ano o Especial Guia Marítimo: “Serviços, Equipamentos, Tecnologia e Integração”, abordamos as principais iniciativas do mercado na aplicação de ferramentas inteligentes para a produtividade.

  • Guia Marítimo Especial Perspectivas 2017

    Edição de dezembro de 2016

    A visão, os conselhos, a inspiração e a esperança do setor de transportes em dar a sua parcela de contribuição para um Brasil melhor em 2017. E quem sabe um mundo melhor?

  • Guia Marítimo Especial Terminais Privados

    Edição de novembro de 2016

    Avanços e retrocessos de um setor que faz funcionar a máquina portuária e aeroportuária.

  • Guia Marítimo Especial Portos Pelo Mundo

    Edição de outubro de 2016

    As perspectivas, as preocupações e os planos dos portos no mundo todo, e a sua influência no comércio mundial.

  • Guia Marítimo Especial Agrobusiness

    Edição de setembro de 2016

    Uma economia forte se faz com a valorização dos principais recursos de uma nação, além de um trabalho integrado de desenvolvimento e competitividade. E o bom planejamento logístico só vem a contribuir para o agronegócio e para a economia brasileira.

  • Guia Marítimo Especial Multimodalidade

    Edição de agosto de 2016

    Integração dos modais é a saída para melhorar a competitividade do País por meio de uma atividade logística com mais planejamento e menores custos

  • Guia Marítimo Especial Cadeia do Frio

    Edição de julho de 2016

    Transportes de cargas perecíveis: controle de temperatura e gases, tecnologia no limite, eficiência, planejamento e alto grau de responsabilidade permeiam este mercado que lida com a carga mais exigente.

  • Guia Marítimo Especial Sustentabilidade

    Edição de junho de 2016

    Preparar esta edição foi particularmente gratificante para a equipe do Guia Marítimo. Conhecemos projetos altamente elaborados que já surtem efeito na preservação do meio ambiente e nos avanços sociais. Em meio a tanto desalento entre as notícias econômicas e políticas, as ações abraçadas por empresas e instituições em prol da sustentabilidade começam a trazer certa esperança para a integração do homem com o planeta.

  • Guia Portuário

    Edição de abril de 2016

    Em tempos de forte retração da economia mundial e cenário absolutamente nebuloso no Brasil a demanda por modernização e crescimento do sistema portuário, inclusive acessos, nunca foi tāo importante. Há necessidade de investimentos, o que parece um contrassenso diante da crise que assusta e afasta do Brasil os grandes investidores. Porém temos algumas vantagens, inclusive no histórico da nação, que já passou por crises profundas e formou profissionais capazes de se adaptar às adversidades de um mercado complicado. Com a postura mundial em relação ao desenvolvimento do agronegócio, o Brasil tem enxergado oportunidades nas exportações, favorecidas também pelo câmbio. Uma atividade que depende não apenas da produção, mas também – e principalmente – de soluções inteligentes de logística para escoamento e condições de negociação.

  • Guia Marítimo Intermodal | Edição Comemorativa Impressa

    Edição de abril de 2016

    Atendendo à demanda do mercado, o Grupo Guia criou produtos capazes de acompanhar as novas formas da comunicação, permitindo que o Guia Marítimo mantivesse a sua vocação principal: ser um forte facilitador do desenvolvimento do Brasil por meio da promoção de ferramentas para o comércio exterior.

  • Guia Marítimo Especial Embarcadores

    Edição de maio de 2016

    Neste mês tem o outro lado do balcão: o embarcador brasileiro fala de comércio exterior, cabotagem, economia, representatividade, armazenagem, operações logísticas e a nova regra de pesagem de containers VGM. É só baixar no seu computador, tablet ou celular.

  • Guia Marítimo Especial Tecnologia, serviços, equipamentos e cargas de projetos

    Edição de fevereiro de 2016

    Investir ou submergir em tempos de crise: Integração, parceria e representatividade aparecem como as principais necessidades do mercado em retração.

  • Guia Marítimo Especial Perspectivas

    Edição de janeiro de 2016

    2016: O Ano do Guerreiro - Um mar de turbulências como esse pode ser bom para nos tirar da zona de conforto e exercitar a nossa capacidade de reação.

  • Guia Marítimo Especial Infraestrutura

    Edição de março de 2016

    Pauta constante dos programas de governo para angariar recursos, projetos de infraestrutura têm muita dificuldade de sair do papel