quarta-feira
05 Maio - 2016
quarta-feira
XXI Seminário Internacional do Café
A XXI edição do Seminário Internacional de Café de Santos, promovida pela Associação Comercial de Santos (ACS), acontecerá nos dias 4 e 5 maio de 2016 no Sofitel Jequitimar, na Praia de Pernambuco, em Guarujá, e são esperados cerca de 400 participantes este ano, número semelhante ao do último seminário, ocorrido em 2014. Entre os palestrantes convidados estará o ex-ministro da Fazenda, Planejamento e Agricultura Delfim Netto. Também é aguardada a participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na abertura do evento.
Para o presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, este é, sem dúvida, um dos maiores eventos de café do mundo, que há muito está no calendário mundial.
“Também já se tornou uma tradição da Associação Comercial de Santos, instituição cuja credibilidade, principalmente no que se refere ao café, é mundial. A importância desse evento, com certeza, passa ainda pelo fato do Brasil ser o maior produtor de café do mundo. Essa condição representa fundamentalmente qualidade e eficiência em toda a cadeia, da produção à exportação”.
Ainda segundo o presidente Roberto Clemente Santini, a expectativa é de que participem mais de 400 empresários do Brasil e de diversos países. “E mais: nosso seminário projeta Santos, Guarujá, a região, o Estado de São Paulo e o Brasil”.
Ao encerrar, depois de destacar o trabalho do comitê organizador, o presidente ressaltou a importância do tema central: Brasil é negócio. “É uma mensagem clara de que o nosso País é um grande parceiro e que está pronto para novos negócios”.
A coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Silva Lopes, ratificou a fala do presidente. “Temos volume e qualidade para suprir os mais variados mercados. O Brasil é um grande parceiro para realizar bons negócios, por sua capacidade de oferta e preços sempre competitivos”.
Palestrantes
Uma das palestras mais esperadas será a do ex-ministro da Fazenda, Planejamento e Agricultura Delfim Netto, que tem como tema “O futuro da economia”. Ele falará sobre o quadro econômico brasileiro e suas perspectivas.
“O ex-ministro é uma das maiores autoridades do País e, com certeza, poderá dar um norte importante para o mundo dos negócios. Não tenho dúvida de que ele dará uma grande contribuição ao nosso seminário”, afirmou Evelyse.
Também estão entre os palestrantes Carl Leonard, da Community Coffee, e Katariina Aho, Sourcing Director da Paulig. Eles apresentarão um panorama internacional do mercado de café aos participantes, uma vez que representam empresas familiares, na área de torrefação, com grande tradição no mercado mundial.