Governo cancela licitação de cinco terminais de granéis sólidos e mantém um terminal de fertilizantes

Empresários se mostraram interessados, mas apontam que “momento não é o mais adequado para o leilão, devido a perdas no setor agrícola e ao quadro econômico ainda instável”.

Programada para a próxima sexta-feira (10), a licitação de cinco terminais de granéis sólidos, localizados em Barcarena, Santarém e Outeiro, no Pará, foram canceladas pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. De acordo com o governo a decisão veio na necessidade de aguardar a consolidação de alternativas logísticas de escoamento pelo Arco Norte, região que abrange Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, que já vêm sendo adotadas pelo setor privado, como a utilização de TUPs (Terminais de Uso Privado).

Em nota, o ministério disse que “neste período a modelagem dos editais poderá ser reavaliada com o objetivo de tornar a concessão mais atrativa e adequada à demanda”. E acrescentou “que o setor manifestou interesse nas áreas oferecidas, mas alegou que este não é um momento oportuno por causa das perdas no setor agrícola e do quadro econômico ainda instável”.

No entanto, a licitação do terminal de fertilizantes de Santarém está mantida para o dia 10 de junho. A decisão foi tomada um dia depois que o ministro da pasta, Maurício Quintella Lessa, passou o dia reunido com potenciais concessionários para sondar as chances de sucesso do leilão. Segundo o ministério, os empresários se mostraram interessados nos empreendimentos, mas disseram que o momento não é o mais adequado para o leilão, devido a perdas no setor agrícola e ao quadro econômico ainda instável.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.