Portal único é apresentado pelo MDIC em evento do Procomex
Desenvolvido em módulos, novo sistema promete integrar, facilitar e promover o comércio exterior
Em almoço realizado em São Paulo nesta terça-feira, (28) pela Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior, o Procomex, empresários e representantes de autoridades reguladoras estiveram reunidos para acompanhar as atualizações sobre as ações do MIDC anunciadas para o setor.
Com participação especial do Diretor do DECOE, Flávio Scorza, a palestra abordou as ações que o governo e, por conseguinte, o MDIC, vêm realizando para facilitar o comércio internacional, principalmente quanto à agilidade e eficiência no desembaraço aduaneiro, e redução de custos.
Tendo por tema central o Acordo de Facilitação de Comércio que foi estabelecido pela OMC (Organização Mundial de Comércio), o diretor de competitividade e coordenador geral de normas de facilitação do Ministério de Comércio Exterior, Dr. Flávio Augusto Trevisan Scorza falou sobre os acordos internacionais, as parceiras público-privadas, mudanças na legislação, trabalho em conjunto dos órgãos intervenientes, além de outras diretrizes em consonância com a vertente do governo interino de Michel Temer.
A novidade ficou por conta do Portal Único de Comércio Exterior que está sendo desenvolvido com supervisão do MDIC e em parceria com o Procomex. Segundo Dr. Scorza, o portal é uma reformulação de todos os processos de exportação e importação no Brasil, num esforço de reengenharia que deve deixar os processos mais eficientes e flexíveis, atendendo às necessidades não apenas dos órgãos do governo como também de toda a cadeia. Ele diz acreditar também que a iniciativa pode atrair potenciais investimentos, tão mencionados quanto necessários para o país. "Com a redução de custos e de tempo de operações, assim como o aumento da previsibilidade, certamente haverá mais interesses em se investir no Brasil", afirmou o diretor do ministério.
O Coordenador Executivo do Procomex, John Mein, enfatizou que o Portal Único deve ajudar as pequenas, micro e médias empresas na medida em que melhora o fluxo de operações. E comentou: "Nenhuma empresa pequena quer ser ou continuar pequena".
Presente no evento, o Grupo Martins participou ativamente das reuniões de desenvolvimento do módulo Importação do portal único e deverá também integrar o grupo que vai realizar os testes de aplicação do portal para a exportação, agendados para o segundo semestre. Lourival Martins, presidente do grupo, comemorou a implantação do portal por acreditar que a ferramenta seja fundamental para a fomentação do comércio exterior, uma vez que detém a "aliança entre todos os órgãos, garantindo clareza, incentivos e mais possibilidades de divulgação". Martins afirmou ainda que, ao permitir melhor acesso à cadeia logística, as empresas serão beneficiadas por menores custos, mais visibilidade e, por conseguinte, mais competitividade. "Especialmente as pequenas, micro e médias empresas, tão necessárias para que o país agregue mais valor às suas negociações", concluiu.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.