Norcoast conquista 20% de market share em seu primeiro ano de operação
Operando desde fevereiro de 2024, a empresa já ultrapassa a marca de 400 clientes utilizando cabotagem como alternativa logística de Norte a Sul do país
A Norcoast encerrou seu primeiro ano de operações com um market share de 20% nos portos operados e mais de 400 clientes ativos e recorrentes em seu portfólio. A empresa movimentou mais de 70 mil TEUs - medida equivalente ao tamanho padrão de um contêiner de 20 pés - neste período, sendo 60% deste volume transportado porta a porta. Registrando um crescimento sólido e em linha com o projetado no plano de negócios da companhia, a Norcoast visa atingir maturidade operacional até 2027.
Operando desde fevereiro de 2024, a companhia registra crescimento expressivo no mercado e projeta a movimentação mensal de 14.000 TEUs. Sempre analisando novas possibilidades, a Norcoast visa aumentar sua amplitude de mercado e alcançar níveis superiores de market share. Ademais, estima a contratação de novos colaboradores para acompanhar o aumento da capilaridade nacional.
“O nosso propósito vai além de otimizar a logística. Buscamos diariamente repensar a forma como integramos os diferentes meios, criando uma entrega eficiente para o cliente e um futuro mais limpo. Acreditamos que a navegação costeira é mais do que uma decisão logística, se trata de uma escolha consciente por uma alternativa mais eficiente, que conecta, integra e transforma”, afirma Fabiano Lorenzi, CEO da Norcoast.
Operando de Norte a Sul do país, a Norcoast conquistou solidez no mercado em tão pouco tempo após estabelecer parcerias importantes com terminais portuários. Atuando em seis portos, sendo Paranaguá (PR), Itajaí (SC), Santos (SP), Suape (PE), Pecém (CE) e Manaus (AM), a empresa conta com quatro embarcações com capacidade de 3.500 TEUs cada uma, que dispõem de bandeira e tripulação 100% brasileira.
“Tivemos uma nota alta no nosso primeiro NPS. Isto nos traz uma maior responsabilidade e demonstra nossa busca em oferecer um serviço consistente e integrado aos nossos clientes”, diz Lorenzi.
Novo player no mercado de cabotagem
Reconhecida como um player importante no mercado de cabotagem, a Norcoast surgiu em outubro de 2023 como a primeira nova entrante no segmento após 20 anos. Com infraestrutura robusta e integração multimodal, a joint venture foi fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul, com o objetivo de oferecer inovação e liberdade de escolha às empresas que já aderiram à navegação costeira e, principalmente, acesso para aquelas que ainda não experimentaram este modal.
A Norcoast apostou essencialmente no estudo de mercado, com mapeamentos estratégicos das indústrias e levantamento da demanda até então reprimida. Em paralelo, também investiu fortemente no trabalho de marca, com o intuito de gerar conhecimento a partir da criação e movimentação dos canais de comunicação e veiculação em diferentes mídias.
Atualmente, a companhia oferece serviços de cabotagem e feeder de contêineres por toda a costa brasileira, atendendo assim desde grandes embarcadores até empresas que estão no estágio inicial de adoção da navegação costeira como modal de transporte. Entre os segmentos atendidos há indústrias alimentícias, que transportam um grande volume de proteína animal refrigerada, indústrias que fornecem insumos e matéria-prima para a área da construção e, até mesmo, marcas que fornecem diferentes bens de consumo, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Cabotagem como solução de transporte sustentável
Com mais de oito mil quilômetros de costa, o Brasil apresenta potencial para o transporte costeiro de cargas, ao passo que além de revolucionar a economia nacional, este modal é sustentável e emite quatro vezes menos CO² do que o transporte rodoviário, por exemplo.
Atualmente, 58 empresas operam com navegação costeira. Onze delas possuem uma frota de 99 navios que, juntos, transportam 2,5 milhões de toneladas. Disponível desde o pequeno ao grande empreendedor, a solução alivia rodovias, reduz acidentes e, ao mesmo tempo, impulsiona negócios de Norte a Sul do país.
Para Fabian Lavaselli, Diretor Comercial e de Experiência do Cliente da Norcoast, a cabotagem representa uma oportunidade clara de alinhar o modelo de transporte brasileiro às vocações naturais do país. “Nos próximos anos, veremos a modernização e a expansão dos portos, ampliando a interconexão entre os diferentes modais e facilitando o fluxo de mercadorias pelo Brasil. No entanto, para que essa transformação aconteça de fato, precisamos de algo fundamental, isto é, uma mudança de mentalidade. Os tomadores de decisão devem olhar para a navegação costeira como uma aliada estratégica”, complementa Lavaselli.

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