Sobre
A história do Grupo Guia começou em 1992, quando o executivo do mercado de fusões e incorporações nos transportes rodoviário e marítimo, Martin von Simson, uniu-se ao especialista em containers Tadeusz Polakiewicz para desenvolver uma empresa de logística de produtos perigosos e reciclagem de embalagens. Ao criarem um guia de escalas de navios como cortesia para facilitar as operações dos clientes, perceberam que tinham outro negócio em mãos, que demandava dedicação, conhecimento e um ótimo relacionamento com o mercado: nascia a Editora Update, não apenas mais um veículo de mídia ou associação de classe, mas uma empresa com foco no comércio exterior e transportes que prometia parcerias sólidas com seus clientes.
O Guia Marítimo, primeiro produto da empresa, logo se consolidou como uma ferramenta imprescindível para os diversos players do mercado de comércio exterior e transportes, desde o armador até o embarcador de cargas, passando por agentes, despachantes, NVOCCs e entidades regulatórias, governamentais e associações.
A Editora Update logo percebeu a carência do mercado por um evento que reunisse todos os envolvidos na cadeia de serviços de logística e lutasse pela integração dos modais de transporte. Criou-se, em 1995, a Intermodal South America, feira e conferência de comércio exterior e transporte multimodal que, desde a primeira edição, tornou-se o principal ponto de encontro do mercado. “No ano de 1995, mais uma vez desafiamos os especialistas que não acreditavam que o Brasil estaria preparado para sediar uma importante feira e conferencia de um setor de serviços tão novo e específico, composto dos mais diferentes modais e dedicado a um público exclusivo. Foi aí que criamos a Intermodal South America, que acabou se tornando a maior e mais importante feira e conferência de logística em comércio exterior do mundo, na qual o Guia Marítimo ainda hoje se mantém como mídia oficial”, lembra Martin von Simson.
Durante mais de duas décadas, o Guia Marítimo e suas publicações complementares (Guia News, Revista Global, Guia Portuário, Guia Marítimo News, entre outros) foram capazes de mudar paradigmas e oferecer com exclusividade aos seus clientes e parceiros informações e visibilidade para a troca de dados e inserção dos parceiros.
Em total sintonia com a tendência das mídias digitais, o Grupo Guia migrou recentemente as publicações todas para a sua já bem sucedida versão on-line, por meio do qual passou a enviar notícias diárias gratuitas dirigidas ao mercado de comércio exterior. Na mesma toada, marcou presença nas mídias sociais, divulgando notícias e comentários pontuais em tempo real. A iniciativa precoce de apostar nas mídias eletrônicas gerou prêmios para a equipe, reconhecida pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso como a melhor contribuição do ano de 1999 para o comércio exterior.
O site guiamaritimo.com.br, eleito pela ADVB como melhor do segmento, é também como um dos que mais geram leads para os parceiros e o maior portal de buscas do mundo neste setor. Sua visitação crescente continua a bater recordes a cada mês.
Ao apostar na grande visitação às sua ferramentas online, o Grupo Guia, que também sempre apostou em novas frentes, em dia com as necessidades do mercado, viu frustrada a tentativa de um de seus melhores projetos . O zarpar.com, lançado em 2011, uma inovação para pesquisa de escalas de navios e cotações de fretes on line. Como as empresas de transportes, em sua grande maioria, ainda não possuia suas tarifas on line, foi incapaz de responder ao substancial volume de cotações geradas pelo zarpar.com em tempo hábil. Esse projeto continua, fornecendo as escalas atualizadas de navios. Mantém em espera o sistema de cotações e booking de fretes.
Em 2012, também por reconhecimento a uma demanda do mercado, o Grupo Guia lançou o Guia Portuário, um anuário com todas as informações técnicas dos portos brasileiros e que, ao longo dos anos, passou também incluir e detalhar os dados de todos os terminais, portos secos, EADIs, terminais líquidos, além de TUPs (Terminais de Uso Privado) e estatísticas de todo o mercado.
A Intermodal South America foi vendida para um grupo internacional de feiras no ano de 2002, quando o Guia Marítimo manteve a sua dedicação às publicações impressas e digitais. Onze anos depois, em 2013, o Grupo Guia celebrava seus 21 anos de existência com a reedição do antigo sucesso “Prêmio Guia Marítimo”, que elege os melhores do setor. Nessa oportunidade, o grupo lançou o congresso sul-americano de navegação costeira – “A Hora da Cabotagem”. Com o grande sucesso do evento, que se tornaria anual, “A Hora da Cabotagem” é hoje referência no segmento, trazendo palestras e painéis com profissionais do mercado nacional e internacional, numa iniciativa sem precedentes para desenvolver a intermodalidade por meio da adoção e viabilização da cabotagem.
O Grupo Guia também apostou em parcerias e passou a colaborar e apoiar eventos de grande importância para o mercado, como o “III Congresso de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB” e o “Cool Logistics Americas”, dirigido aos players envolvidos na cadeia do frio.
Entendendo e enxergando as necessidades do mercado, em 2015 o Grupo Guia lançou o Guia A2Z Training, com foco no treinamento, extensão e qualificação profissional, uma plataforma exclusiva de ensino digital e presencial, altamente especializada no comércio exterior e transporte multimodal.
Agradecemos imensamente o apoio de todo o segmento, que nos reconhece como uma empresa independente, com produção própria e capaz de firmar parcerias, que apresentam informações sérias e confiáveis. Conteúdo, expertise, credibilidade e respeito são as palavras-chave que mantêm o Grupo Guia no topo das considerações do mercado quando o assunto é informação e parceria ativa. É desta forma que o primeiro slogan da empresa, criado há mais de vinte anos, permanece atual: a ferramenta do comércio exterior.