Novo acesso ao Porto do Rio de Janeiro reduz gargalos e melhora mobilidade urbana
Prestes a completar seis meses de funcionamento, o moderno Portão 32 do Porto do Rio de Janeiro já se tornou o principal acesso rodoviário ao porto, recebendo 53% do total de veículos, especialmente aqueles destinados aos terminais de contêineres. Com a utilização do novo portão pelas transportadoras, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e a comunidade portuária apontam que o tráfego de caminhões e carretas no Centro e no Caju foi sensivelmente reduzido, melhorando a mobilidade urbana.
Construído estrategicamente para atender ao fluxo proveniente da Avenida Portuária – via expressa e exclusiva que viabilizou o acesso direto ao porto a partir da Avenida Brasil, na altura do bairro de Manguinhos – o novo Portão 32 registrou 8.452 acessos ao porto no mês de fevereiro, segundo informações do superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima. “Com o funcionamento do Portão 32, houve uma expressiva redução do conflito rodoviário urbano. Uma grande quantidade de veículos de carga que chegava ao porto pela Avenida Brasil, passando pelo Centro da cidade, principalmente no período da manhã, passou a utilizar a Avenida Portuária e o novo portão”, ressalta o superintendente.
Representando um dos terminais de contêineres do Porto do Rio de Janeiro, o gerente geral de Operações da ICTSI Rio, Alexandre Macena, afirma que, com o Portão 32, houve uma redução significativa do fluxo de veículos dentro do Caju e a percepção dos usuários melhorou: “Nossos clientes e transportadores tiveram ganhos expressivos em tempo e segurança, pois as carretas não precisam mais entrar na cidade”. Para Macena, o Portão 32 proporcionou um aumento de nível de atendimento à cadeia logística instalada no complexo portuário do Caju: “Hoje, o Portão 32 é o nosso principal acesso, com tecnologia de ponta e agilidade nos atendimentos, possibilitando o crescimento das operações portuárias sem a criação de gargalos do acesso terrestre”.
Para o Diretor Institucional da Triunfo Logística, Mário Meira, “o portão 32 representa uma melhor mobilidade para a cidade e sua concepção traz ganhos significativos para o transporte modal, proporcionando redução no trajeto para o porto com maior escoamento de cargas”. O gerente de Operação Portuária do Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ), Márcio Silva, também destacou benefícios: “Sem dúvida, os transportadores ganharam em rapidez, pois antes perdiam muito tempo no trânsito, e ainda tiveram redução de custos, inclusive de manutenção dos veículos, pois deixaram de trafegar por ruas engarrafadas e repletas de quebra-molas”.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.