Cingapura e Porto de Roterdã estabelecerão o Corredor Verde e Digital mais longo do mundo para transporte eficiente e sustentável

A Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura (MPA) e a Autoridade do Porto de Rotterdam assinaram um memorando de entendimento (MoU) para estabelecer o Corredor Verde e Digital

Assinado pela Sra. Quah Ley Hoon, CEO da MPA, e pelo Sr. Allard Castelein, CEO da Autoridade do Porto de Roterdã no Centro de Convenções Marina Bay Sands à margem da Cúpula Mundial das Cidades, o MoU reunirá as partes interessadas em todo o cadeia de suprimentos para realizar os primeiros navios sustentáveis ​​navegando na rota até 2027. A assinatura foi testemunhada pelo Sr. S Iswaran, Ministro dos Transportes e Ministro Encarregado das Relações Comerciais de Cingapura, e pelo Sr. Ahmed Aboutaleb, Prefeito de Roterdã.

Cingapura e Roterdã estão entre os maiores portos de abastecimento de combustível do mundo, tornando-os ligações vitais nas rotas marítimas asiático-europeias. Embora o transporte marítimo internacional atualmente use principalmente gasóleo marítimo (MGO) e óleo combustível com baixo teor de enxofre, alternativas sustentáveis, como biocombustíveis, incluindo biogás, estão cada vez mais disponíveis. Outras alternativas, como metano sintético, hidrogênio e combustíveis à base de hidrogênio, incluindo amônia e metanol, estão em vários estágios de P&D para futuros testes e implantação.

Cada combustível alternativo tem seus próprios desafios relacionados a custos, disponibilidade, segurança e restrições de alcance devido à menor densidade de energia em comparação com os combustíveis fósseis. Para enfrentar esses desafios, as duas autoridades portuárias concordaram em reunir uma ampla coalizão de carregadores, fornecedores de combustível e outras empresas para trabalhar coletivamente em possíveis soluções.

Além dos combustíveis alternativos, o MoU também visa otimizar a eficiência marítima, a segurança e o fluxo transparente de mercadorias, criando uma rota comercial digital onde dados relevantes, documentação eletrônica e padrões são compartilhados. Isso facilitará o movimento contínuo de navios e cargas e otimizará a chegada just-in-time de navios de porto a porto.

As autoridades portuárias trabalharão com o Global Center for Maritime Decarbonisation e o Mærsk Mc-Kinney Møller Center for Zero-Carbon Shipping como parceiros de ação, bem como outros parceiros da indústria em toda a cadeia de suprimentos, incluindo bp, CMA CGM, Digital Container Shipping Association, Maersk, MSC, Ocean Network Express, PSA International e Shell para começar. Isso permitirá que o projeto Corredor Verde e Digital aumente a confiança do investimento, atraia financiamento verde e dê início a pilotos conjuntos de abastecimento e testes para digitalização e uso de combustíveis de baixo e zero carbono ao longo da rota.

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