Complexo do Pecém Escolhe Stolthaven Terminals para Operação de Amônia Verde

Após um processo de seleção rigoroso que durou 15 meses, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A) anunciou que o consórcio Stolthaven Terminals/Global Energy Storage (GES) foi escolhido para desenvolver e operar um novo terminal de amônia verde. Este terminal fará parte da infraestrutura compartilhada para produtores de amônia verde que se estabelecerão no Complexo do Pecém a partir de 2026.

O Complexo do Pecém, administrado pela CIPP S/A, inclui o Porto do Pecém, uma extensa área industrial e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará. O consórcio Stolthaven Terminals/GES foi selecionado após um processo isonômico e transparente, que contou com a participação de diversos provedores globais de armazenagem. Na próxima fase, a engenharia básica do terminal será desenvolvida em conjunto com os produtores de amônia verde, antes da assinatura do contrato final.

Hugo Figueirêdo, presidente da CIPP S/A, destacou a importância desta escolha para o avanço do Hub de Hidrogênio Verde do Pecém. “Estamos avançando conforme planejado para tornar este projeto uma realidade que transformará a vida dos cearenses e a história do Ceará”, afirmou Figueirêdo.


O novo terminal de amônia verde será fundamental para a produção e exportação de hidrogênio verde, oferecendo uma das fontes mais competitivas de energia renovável no mundo. A parceria com o Porto de Roterdã permitirá uma rota de exportação/importação eficiente entre a América do Sul e a Europa, com a produção do Complexo do Pecém estimada em 1 milhão de toneladas anuais de hidrogênio verde até 2030, suficiente para atender a 25% da demanda de Roterdã.

Guy Bessant, presidente da Stolthaven Terminals, comemorou a seleção. “Estamos empolgados para trabalhar com a GES, a CIPP S/A e nossos futuros clientes no desenvolvimento de um terminal de classe mundial que será vital para a transição energética”, disse Bessant.

Em 2023, Stolthaven Terminals e GES formaram uma parceria para desenvolver e operar terminais de exportação de hidrogênio verde e seus derivados. Ambas as empresas são líderes globais em serviços de armazenagem para líquidos e gases a granel, com vasta experiência no desenvolvimento de projetos de grande escala. A Stolthaven Terminals possui uma sólida presença no Brasil, com 42 anos de atuação no Porto de Santos, sendo reconhecida pela excelência no manuseio de biocombustíveis e produtos químicos especializados.

Peter Vucins, CEO da GES, destacou a importância da parceria com a Stolthaven Terminals. “Desenvolvemos juntos uma solução excepcional para o Porto do Pecém, alinhada com nossa visão global e operações”, concluiu Vucins.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.