Inovação no ambiente de logística e multimodalidade

Otimizar a gestão de cadeias de suprimentos, reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência. Para empresas do setor de logística e multimodalidade estas são as principais áreas ou objetivos dos processos de inovação. Podem variar de acordo com o ramo de atividade, a integração de modais, a cadeia produtiva atendida e os objetivos da empresa.

Projetos técnicos no setor de logística podem ter foco em aumento da eficiência operacional, na otimização de rotas, em rastreamento de cargas e frotas com visibilidade em tempo real, na automação de armazéns, análise e integração de dados, em sustentabilidade ou na colaboração com parceiros e a adoção de tecnologias emergentes.

Em todos os projetos dedicados, a diversidade de perspectivas é essencial para a criatividade e a inovação e devem contemplar o desenvolvimento de competências individuais, de lideranças e o crescimento pessoal dos colaboradores. É preciso considerar que inovação leva em conta tecnologia, processos e pessoas.

Um projeto de inovação não é apenas uma iniciativa tecnológica, mas sim uma resposta a uma necessidade ou um desafio real de uma empresa. Como fazer para que os colaboradores entendam e se identifiquem com esse propósito, conectando suas atividades diárias a um objetivo maior? Empresas conscientes valorizam e estimulam as habilidades humanas, como a capacidade de identificar e apresentar demandas relacionadas ao processo produtivo, planejar soluções, entender, dominar e desenvolver a tecnologia necessária.

A tecnologia como facilitadora

A Inteligência Artificial tem se destacado como uma das principais tendências tecnológicas e à medida que ganha terreno, surgem preocupações legítimas, principalmente quanto ao impacto nos empregos. É fundamental que as empresas reconheçam a importância de manter o aspecto humano na equação da inovação.

A tecnologia usada de forma objetiva é uma aliada na valorização do trabalho humano. Em logística, automatizar tarefas repetitivas libera tempo e energia para atividades que exigem criatividade e tomada de decisões. Ao mesmo tempo, ferramentas de colaboração online permitem que equipes globais trabalhem juntas, compartilhando e potencializando habilidades e perspectivas.

Processos de inovação também se beneficiam da tecnologia ao processar grandes volumes de dados para fornecer informações valiosas, como fluxos e demandas relacionados à origem e destino, por exemplo. No entanto, é a capacidade humana de interpretar essas informações que gera insights significativos.

Valorização das habilidades humanas

Componente fundamental da inovação, em logística ou em qualquer outro setor, as habilidades humanas precisam estar no centro dos processos. Isso significa não apenas reconhecer, mas também cultivar e aprimorar capacidades.

Tais como empatia e compreensão. A compreensão das necessidades e desejos dos clientes é fundamental para o sucesso das empresas. A empatia humana permite uma conexão mais profunda com os clientes, levando a produtos e serviços mais relevantes.

Habilidades de adaptação e aprendizado contínuo são cruciais em um ambiente de rápida evolução tecnológica. Criatividade e pensamento crítico são fundamentais para uma livre expressão de ideias, a diversidade de perspectivas e a colaboração mútua. Criar ambientes estimulantes é também um ato de grande valor.

*Ricardo Freitas é especialista líder em inovação e tecnologia com formação e XBA pela Hebrew University Jerusalém

Escrito por:

Opinião

O Guia Marítimo abre espaço aos profissionais e especialistas do mercado para expressar a sua opinião e perspectivas para a indústria.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.