CEO da CMA CGM Brasil Aborda Pressão por Sustentabilidade na Logística

A indústria de logística está enfrentando uma pressão crescente dos embarcadores de carga para reduzir as emissões, com a sustentabilidade se tornando um ponto focal para as operações de cadeia de suprimentos. Neusa Marcelino, CEO da CMA CGM no Brasil, compartilhou com o Guia Marítimo como essa demanda crescente está moldando a estratégia da empresa.

Essa pressão deriva de duas frentes principais. Primeiramente, reflete as demandas impostas aos clientes por seus próprios parceiros comerciais, sejam consumidores finais ou fornecedores. Em segundo lugar, reflete uma mudança mais ampla na sociedade em direção a práticas sustentáveis, onde as empresas são esperadas para tomar ações tangíveis em direção a operações mais limpas.

Para a CMA CGM, essa pressão não se trata apenas de conformidade; é uma mudança fundamental na forma como os negócios são conduzidos. A empresa reconhece que, ao abraçar a sustentabilidade, tanto a sociedade quanto a economia podem se beneficiar. Consequentemente, o Grupo CMA CGM tem buscado ativamente iniciativas para descarbonizar suas atividades marítimas, liderando o avanço em direção ao transporte de baixo carbono. Com o compromisso de alcançar status de Zero Carbono Líquido até 2050 em todas as suas operações, a empresa está pronta para dar passos significativos no campo da sustentabilidade.

Investindo em Combustíveis Alternativos e Ações Compensatórias

Quando se trata de mitigar as emissões diretas, a CMA CGM aposta em um futuro alimentado por combustíveis alternativos. Como um player global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas, a empresa está ativamente envolvida na redução de sua pegada de carbono. Em 2023, a empresa reafirmou seu compromisso com o crescimento sustentável delineando estratégias-chave para descarbonizar suas atividades.

Essas estratégias incluem a modernização de ativos para melhorar o desempenho energético, a otimização de operações para minimizar o consumo de combustível e a diversificação do mix energético com soluções de baixa emissão. Para acelerar sua transição energética, a CMA CGM está investindo pesadamente em pesquisa e desenvolvimento, explorando tecnologias de ponta e inovações energéticas. O lançamento do Fundo de Energia PULSE CMA CGM, com €1,5 bilhão alocados ao longo de cinco anos, sublinha o compromisso da empresa em financiar soluções promissoras.

Além disso, a CMA CGM está expandindo ativamente sua frota de navios porta-contêineres movidos a GNL de duplo combustível, com planos de ter quase 120 embarcações capazes de utilizar combustíveis descarbonizados até 2028. Esses navios, que funcionam com gás natural liquefeito (GNL), oferecem benefícios ambientais substanciais, incluindo reduções significativas nas emissões de enxofre, óxido de nitrogênio e material particulado.

Em linha com seu compromisso com a descarbonização, a empresa anunciou metas ambiciosas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de suas atividades de transporte marítimo, visando uma redução de 30% até 2030 e uma redução de 80% até 2040. Somente em 2023, a CMA CGM alcançou uma redução de 1 milhão de toneladas de CO2 em comparação com o ano anterior, demonstrando seu progresso em direção a um futuro mais sustentável.

Navegando na Transição Tecnológica e Energética

Neusa Marcelino reconhece que toda transição traz consigo seus riscos e oportunidades. Enquanto há o risco de não acompanhar as tecnologias em evolução, também há a oportunidade de inovação e colaboração entre setores. A CMA CGM vê a transição energética como uma chance de forjar novas parcerias, compartilhar expertise e impulsionar a competitividade por meio de tecnologias mais limpas.

Para a CEO, enquanto a CMA CGM traça seu caminho rumo a um futuro mais sustentável, ela permanece comprometida em permanecer na vanguarda da transição energética. Ao abraçar a inovação, investir em combustíveis alternativos e promover a colaboração, a empresa está preparada não apenas para atender, mas para superar as expectativas de seus clientes e partes interessadas na jornada rumo a um amanhã mais verde.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.