Hidrovias do Brasil e Rumo unem forças para revolucionar o transporte de fertilizantes em Santos

Em uma colaboração estratégica para a logística de fertilizantes no Brasil, a Hidrovias do Brasil e a Rumo anunciaram o início de uma parceria inovadora em Santos (SP). Com o objetivo de atender à crescente demanda do mercado brasileiro, estimada em US$49,68 bilhões até 2030, as duas empresas líderes uniram forças para superar desafios logísticos, tributários e tecnológicos.

O projeto, pioneiro na margem direita do Porto de Santos, será fundamentado em um conceito inovador da Hidrovias do Brasil, que integra o terminal portuário STS20 ao transporte ferroviário. Essa iniciativa visa otimizar o frete ferroviário e a eficiência logística, com uma estimativa de movimentar aproximadamente 500 mil toneladas de fertilizantes por ano, utilizando em média 20 vagões diariamente.

O Brasil, reconhecido como o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes, enfrenta desafios crescentes para suprir sua demanda interna. Ricardo Cerqueira, Diretor da Operação Santos da Hidrovias do Brasil, enfatiza a importância do projeto: "A rápida expansão da demanda por fertilizantes no Brasil tem desafiado nossa infraestrutura logística. Este projeto representa nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras e eficientes para nossos clientes, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento econômico regional".

Além de atender às necessidades dos clientes existentes, a nova operação promete diversificar as atividades da Hidrovias do Brasil em Santos, gerando empregos e contribuindo para o crescimento econômico local.

A relação estratégica entre Santos e a expansão ferroviária da Rumo fortalece ainda mais essa iniciativa. A modernização das vias férreas não apenas aumentará a eficiência e segurança da operação ferroviária, mas também facilitará o escoamento de grãos e o abastecimento de fertilizantes para o agronegócio do Centro-Oeste.

Fabio Henkes, diretor Comercial da Rumo, destaca o impacto ambiental positivo da parceria: "Esta iniciativa não só contribui para a descarbonização da matriz de transporte, mas também atende a demandas nacionais e globais. Estima-se que a movimentação de fertilizantes evite a emissão de mais de 63 mil toneladas de CO2, equivalente a 8.216 casas e 15.004 carros".

Essa parceria representa um marco significativo para ambas as empresas e é crucial para a logística nacional, apoiando o crescimento contínuo do mercado de fertilizantes no Brasil.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.