BTP Aprimora Segurança no Porto de Santos

A atualização de 30% do equipamento de vigilância por vídeo posiciona a BTP como uma das mais inovadoras do Brasil

O Brasil Terminal Portuário (BTP), localizado no Porto de Santos, São Paulo, concluiu uma modernização significativa em seu sistema de videomonitoramento. O objetivo é garantir uma segurança eficiente, agilizar operações e atender às exigências regulatórias, como a Portaria COANA nº 80. As novas regulamentações exigiam a retenção de imagens por 180 dias, incluindo a leitura de placas de identificação dianteiras e traseiras.

Para atender a esses requisitos, a BTP implementou 460 câmeras de alta resolução da Axis, empresa de tecnologia de rede, abrangendo áreas críticas do terminal. Isso incluiu câmeras multidirecionais, térmicas e bispectrais, fortalecendo a capacidade de monitoramento em áreas de movimentação de contêineres, controle de navios, detecção de intrusões e supervisão de áreas administrativas.

Fábio Carvalho, gerente de segurança da Brasil Terminal Portuário, destacou que, além de cumprir as normas, a tecnologia implementada trouxe melhorias substanciais na visibilidade e eficiência do monitoramento, resultando em uma relação custo-benefício otimizada.

Carvalho acrescentou que a atualização permitiu à BTP "eliminar deficiências e enxergar uma área quatro vezes maior, o que melhora muito o projeto e a relação custo-benefício em termos de infraestrutura."

O terminal portuário destaca que a modernização não apenas fortaleceu a segurança dos contêineres, mas também permitiu substituir equipamentos antigos, expandir a cobertura de vigilância, implementar comunicação bidirecional e integrar o controle de acesso. Além disso, evitou a necessidade de construir um novo Data Center para aumentar a capacidade de armazenamento de dados.

"A cada três anos, renovamos nossa frota em 30%, mas antes de comprar, vamos ao mercado para ver o que está disponível em termos de atualizações. Essa última transição valeu muito a pena, pois incorporamos câmeras com excelentes recursos tecnológicos, que nos ajudam no dia a dia e trazem mais qualidade ao gerenciamento de incidentes. Em futuras atualizações, podemos pensar em padronização," concluiu Carvalho.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.