DatamarWeek em novo formato

Datamar altera os envios das últimas notícias do mercado e impulsiona o formato online

A partir desta semana, as newsletters semanais de DatamarWeek passarão a ser publicadas às quartas-feiras, e não mais no final da tarde às terças. O DatamarWeek agora estará online e não será mais enviado com um arquivo PDF em anexo, apesar de o formato ainda estar disponível para download. Ao acessar o site de Datamar, o leitor pode visualizar o conteúdo de notícias e estudos do mercado, ou adquirir estatísticas específicas de seu mercado. 

Confira as últimas notícias publicadas por DatamarWeek. 

Navios, portos, terminais & infraestrutura relacionad

O conglomerado AP Moeller-Maersk anunciou, na última quinta-feira (22/09), que suas operações serão separadas em duas divisões distintas. A Maersk Line liderará a divisão de transportes e logística, que contará também com a APM Terminals, a Damco, a Svitzer e a Maersk Container Industry. Já a divisão de energia será composta pela Maersk Oil, Maersk Drilling, Maersk Supply Service e Maersk Tankers.

O consórcio SEAS2, um dos maiores serviços de navegação para a Ásia, anunciou, na última semana, que manterá suas operações no terminal Portonave em navegantes. O serviço era originalmente executado no Porto de Itajaí, mas, no último ano, o consórcio optou por realizar suas escalas em Navegantes, fato que fez cair pela metade a movimentação de cargas do terminal da APM Terminals, em Itajaí. A infraestrutura oferecida para movimentação de containers na Portonave seria a grande responsável pela decisão dos armadores envolvidos. O consórcio SEAS2 é formado pelos armadores CMA-CGM, COSCOCS, Hamburg-Süd, Hapag Lloyd, Hyundai Merchant Marine, NYK e UASC.

O Porto de Montevidéu movimentou 359 mil containers entre janeiro e agosto deste ano, número que representa um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2015. Considerando apenas agosto, o crescimento chega a 11,8% na mesma comparação. De acordo com a administração do porto, a melhora nos números se deve ao aumento de cargas vindas da Argentina.

Será realizada no dia 20 de outubro uma audiência pública para debater sobre o novo píer multiuso a ser instalado no Porto do Rio Grande. O novo local de atracação terá preferência para embarcações que transportam gás natural liquefeito e será construído em uma área de 447 metros quadrados. As obras custarão R$67 milhões e a expectativa é que terminem em 15 meses, a partir da obtenção da licença de instalação. O Porto do Rio Grande movimentou pouco mais de 27 milhões de toneladas entre janeiro e agosto deste ano, número que representa crescimento de 5% em relação aos oito primeiros meses de 2015. O segmento de carga geral aparece como grande destaque, movimentando 7.011.062 toneladas e registrando alta de 34,3% na mesma comparação. A movimentação de containers teve aumento de 1,2%, totalizando 479 mil Teus.

A comissão que cuida do processo de licitação do serviço de dragagem do Porto de Santos recusou novamente a garantia financeira apresentada pela empresa EEL Infraestruturas, contratada pela Secretaria de Portos para realizar o serviço. A decisão atrasa ainda mais a execução do serviço, previsto inicialmente para ocorrer em 2014. A situação segue em análise para decidir se uma nova chance será dada para a empresa apresentar a documentação solicitada ou se o contrato da licitação será rescindido, possibilitando assim que a segunda colocada do leilão, a holandesa Van Oord, assuma a responsabilidade de execução do serviço.

O Ministério dos Transportes anunciou na última semana que o Porto de Maceió receberá investimentos na ordem de R$100 milhões. O valor deverá ser usado para execução de obras de dragagem, visando elevar o calado do porto para 12,5 metros a fim de receber embarcações maiores, como transatlânticos, para atrair turistas para a região.

Embarcadores e cargas

O Terminal Açucareiro do Porto de Suape, cujos proprietários são Odebrecht e Agrovia, iniciará suas operações no próximo mês. O local será dedicado aos embarques de açúcar refinado, deixando as exportações do tipo VHP para o Porto de

Recife. O terminal terá capacidade para movimentar 750 toneladas da commodity por ano e foi construído com um investimento total de R$130 milhões.

As exportações das cooperativas agropecuárias do Brasil recuaram 4,3% no período compreendido entre janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, somando R$3,6 bilhões. Em volume, foram movimentadas 7,1 milhões de toneladas de cargas, alta de 9,1% na mesma comparação. Já as importações cresceram 45% em valores, chegando a US$292 milhões.

As exportações brasileiras de carne suína renderam US$138,3 milhões no mês de agosto deste ano, número que representa um crescimento de 19,8% em relação ao mesmo mês de 2015. Em volume, a alta foi de 30,7% com 65,5 mil toneladas. Considerando os oito primeiros meses do ano, o crescimento foi de 8,1% em receita, com US$893,5 milhões, e 40,5% em volume, com 478,9 mil toneladas. A Rússia é o principal destino das exportações, totalizando 9,3 mil toneladas no período.

Escrito por:

Datamar Consulting

Uma empresa especializada na prestação de serviços de consultoria em transporte marítimo, comércio exterior, gestão portuária, logística, planejamento, análise e interpretação de dados. DatamarWeek é um produto de Datamar Consulting, publicado parcialmente nas edições semanais do Guia Marítimo. Para obter as informações pontuais e detalhadas, entre em contato diretamente com os especialistas.



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