ANTT leiloa Rodovias Federais mas deixa de fora trechos da Dutra, da BR 101 Sul e pode prejudicar acesso ao RJ
Agência Nacional de Transportes Terrestres anunciou, na semana passada, o leilão de trechos da BR-116 entre Rio e São Paulo conhecida Via Presidente Dutra e da BR-101 entre Itaguaí e Ubatuba conhecida com Rio-Santos. O anúncio da renovação do contrato da Rodovia Dutra ligando o Rio de Janeiro a São Paulo, incluiu a adição de trechos da "Rio Santos". O especialista em infraestrutura e logística, Paulo César Rocha, afirma que trechos importantes da rodovia ficaram de fora da nova concessão.
Paulo César Rocha explica que a nova concessão trouxe avanços, como a nova subida da Serra das Araras e a possibilidade de cobrança proporcional pelos veículos originados de cidades margeadas pela Rodovia. Contudo, alerta que não ficou claro o que acontecerá com o trecho suprimido e o inicial da BR-101 Sul. Um fator que ele considera preocupante.
"É preocupante, porque estão previstas as novas concessões nos acessos ao Rio de Janeiro, como: Arco Metropolitano do Rio de Janeiro com extensão até Manilha, alternativa para caminhões à Ponte Rio-Niterói e que está em péssimas condições de tráfego entre Santa Guilhermina e Manilha, assim como o Arco está praticamente abandonada", explica o especialista em infraestrutura e logística.
Rocha também destaca que também não estão previstas novas concessões nos acessos da: "BR-040 com a ligação entre Rio e Juiz de Fora, principalmente da nova subida da Serra de Petrópolis que está com suas obras paralisadas; e da BR-101 Norte entre Niterói e Vitória, cujo trecho inicial passa por área densamente urbanizada e que está com obras de alargamento paralisadas e é acesso ao futuro Polo de Itaboraí e à Região dos Lagos".
Para o especialista a ANTT deveria esclarecer urgentemente o planejamento para estas áreas. "A ANTT deve urgentemente esclarecer qual o planejamento para estes acessos de Rodovias Federais ao Rio de Janeiro, pois notícias anteriores davam conta da supressão do trecho da Baixada Fluminense na Dutra e da BR-101 Sul, o que realmente aconteceu, mas também falavam sobre a supressão dos acessos ao Rio de Janeiro nas BR-040 e BR-101 Norte", pondera.
*Paulo César Rocha é especialista em infraestrutura, logística e comércio exterior.
Opinião
O Guia Marítimo abre espaço aos profissionais e especialistas do mercado para expressar a sua opinião e perspectivas para a indústria.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.