ANTT leiloa Rodovias Federais mas deixa de fora trechos da Dutra, da BR 101 Sul e pode prejudicar acesso ao RJ

Agência Nacional de Transportes Terrestres anunciou, na semana passada, o leilão de trechos da BR-116 entre Rio e São Paulo conhecida Via Presidente Dutra e da BR-101 entre Itaguaí e Ubatuba conhecida com Rio-Santos. O anúncio da renovação do contrato da Rodovia Dutra ligando o Rio de Janeiro a São Paulo, incluiu a adição de trechos da "Rio Santos". O especialista em infraestrutura e logística, Paulo César Rocha, afirma que trechos importantes da rodovia ficaram de fora da nova concessão.

Paulo César Rocha explica que a nova concessão trouxe avanços, como a nova subida da Serra das Araras e a possibilidade de cobrança proporcional pelos veículos originados de cidades margeadas pela Rodovia. Contudo, alerta que não ficou claro o que acontecerá com o trecho suprimido e o inicial da BR-101 Sul. Um fator que ele considera preocupante.

"É preocupante, porque estão previstas as novas concessões nos acessos ao Rio de Janeiro, como: Arco Metropolitano do Rio de Janeiro com extensão até Manilha, alternativa para caminhões à Ponte Rio-Niterói e que está em péssimas condições de tráfego entre Santa Guilhermina e Manilha, assim como o Arco está praticamente abandonada", explica o especialista em infraestrutura e logística.

Rocha também destaca que também não estão previstas novas concessões nos acessos da: "BR-040 com a ligação entre Rio e Juiz de Fora, principalmente da nova subida da Serra de Petrópolis que está com suas obras paralisadas; e da BR-101 Norte entre Niterói e Vitória, cujo trecho inicial passa por área densamente urbanizada e que está com obras de alargamento paralisadas e é acesso ao futuro Polo de Itaboraí e à Região dos Lagos".

Para o especialista a ANTT deveria esclarecer urgentemente o planejamento para estas áreas. "A ANTT deve urgentemente esclarecer qual o planejamento para estes acessos de Rodovias Federais ao Rio de Janeiro, pois notícias anteriores davam conta da supressão do trecho da Baixada Fluminense na Dutra e da BR-101 Sul, o que realmente aconteceu, mas também falavam sobre a supressão dos acessos ao Rio de Janeiro nas BR-040 e BR-101 Norte", pondera.

*Paulo César Rocha é especialista em infraestrutura, logística e comércio exterior.

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Opinião

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