Fertilizante foi a mercadoria que mais cresceu nos terminais portuários da Barra Norte, no primeiro quadrimestre deste ano

Os fertilizantes foram a mercadoria com maior crescimento na movimentação na região da Barra Norte, no Rio Amazonas, no primeiro quadrimestre deste ano, registrando um avanço de 57,8% ante igual período de 2023. Considerando-se toda a movimentação dos terminais portuários da Barra Norte, no Rio Amazonas, cresceu 8% no primeiro quadrimestre deste ano na comparação com igual período de 2023. Foram movimentadas 16,9 milhões de toneladas no período, pela navegação por longo curso e cabotagem.

Os dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), consolidados pelo sistema DATaPort da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), mostram a importância do aumento do calado na região, fundamental rota de escoamento de grãos e minérios, além de porta de entrada dos fertilizantes em direção a essa região.

As mercadorias com os maiores crescimentos percentuais na movimentação entre janeiro e abril foram a soja, com 21,2%; o milho, com 18,8%; e contêineres, com 13,8%. A bauxita se destacou como a mercadoria mais movimentada na região em quantidade absoluta, alcançando 6 milhões de toneladas.


Os terminais autorizados foram responsáveis por 77,1% da movimentação total, apresentando um crescimento de 8,4%. Em comparação, os portos organizados registraram um crescimento de 6,6%.

Para sustentar e expandir o progresso da região, a ATP tem investido em projetos de ampliação de calado. Em fevereiro deste ano, a associação apresentou ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e à Antaq um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a concessão do canal de acesso da Barra Norte, reforçando seu empenho no aprimoramento da área.

“Esses dados mostram como o aprofundamento dos canais é fundamental para o crescimento logístico da região, uma das principais rotas de escoamento por meio do chamado Arco Norte. Para assegurar esse desenvolvimento, é crucial continuar com os testes de aumento de calado e avançar na concessão do canal para a ampliação dos canais de navegação, garantindo, assim, o desenvolvimento econômico sustentável da região”, avalia o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.

Barbosa se refere ao início dos testes autorizados pela Marinha, em 2022, para aumento do calado de 11,7 para 11,9 metros no canal da Barra Norte. Até o momento, os testes chegaram a 11,8 metros, todos concluídos com êxito. Esse avanço viabiliza não só uma maior capacidade na movimentação de cargas, mas também uma significativa melhoria na produtividade, reduzindo viagens de retorno e aprimorando a utilização de porte bruto das embarcações, beneficiando, assim, o setor logístico do país de forma substancial.



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