ANTAQ Aprova Estudo para Impulsionar a Descarbonização e Sustentabilidade nos Portos Brasileiros
Estudo da MPor e GIZ Destaca Preparativos dos Portos para a Era do Hidrogênio Verde
Nesta quinta-feira (25), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou o estudo "Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e Aplicações do Hidrogênio nos Portos". Desenvolvido em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), o estudo tem como objetivo preparar os portos brasileiros para a era dos combustíveis verdes.
O estudo busca avaliar a prontidão das infraestruturas portuárias do Brasil para a transição energética. Entre os focos estão a recepção de embarcações movidas a combustíveis verdes, a produção de energia eólica, a eletrificação dos equipamentos portuários e a implementação de sistemas Onshore Power Supply (OPS).
A Diretoria Colegiada da ANTAQ enfatizou a importância do estudo para o futuro do setor portuário brasileiro. A compreensão da preparação dos portos para a transição energética e a descarbonização permitirá avanços significativos nessas áreas, estabelecendo diretrizes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promovendo uma infraestrutura portuária mais sustentável.
Este estudo faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com a GIZ em setembro de 2023, que tem como meta promover a descarbonização no setor portuário. Este é o segundo de três eixos estabelecidos pelo acordo.
O estudo revela que a descarbonização do setor portuário exige ações integradas para alcançar uma significativa redução nas emissões. O diagnóstico fornecerá um direcionamento claro para as medidas a serem adotadas pelas instalações portuárias e pelo setor como um todo.
O levantamento foi realizado no âmbito do Programa Internacional de Hidrogênio H2Uppp, financiado pelo Ministério da Economia e Ação Climática da Alemanha. Este projeto visa identificar, preparar e acompanhar a implementação de projetos de produção e uso de hidrogênio verde, além de promover a conscientização e a transferência de conhecimentos para o desenvolvimento de tais projetos.
O diretor relator do estudo, Caio Farias, determinou que uma cópia dos produtos aprovados seja enviada aos ministérios dos Portos e Aeroportos e de Minas e Energia, além de publicar os estudos no site da ANTAQ.
Eixos do Projeto
Eixo 1 (concluído em 2021): Revisão da experiência internacional, análise de documentos e estudos sobre transição energética e descarbonização no transporte marítimo e portuário.
Eixo 2 (aprovado nesta reunião): Diagnóstico da descarbonização nos portos.
Eixo 3 (a ser conduzido pela ANTAQ): Estudo de caso através de levantamentos de campo e entrevistas com portos e entidades do setor portuário.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.