Rocha investe para que o agronegócio exporte sua safra com maior eficiência

A Rocha Terminais Portuários e Logística S/A tornou-se o maior terminal privado de grãos do Porto de Paranaguá, com a disponibilidade de 270 mil toneladas de capacidade estática para armazenagem e capacidade estática para exportar 5 milhões de toneladas ao ano. A nova capacidade estática foi alcançada neste mês de março com a inauguração da segunda fase do terminal de Granéis Sólidos de Exportação (GEXPO). O novo complexo representa um aumento de 46% na sua capacidade estática interligada ao Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá.

“Os estudos para a implantação do terminal de Granéis Sólidos de Exportação (GEXPO) tiveram início há 7 anos a partir das demandas dos clientes e análises de mercado. Buscamos, nesse sentido, ouvir os setores produtivos e desenhar um complexo logístico moderno, diversificado, e com alta produtividade. Nosso propósito é oferecer condições para que o agronegócio exporte sua safra com maior eficiência”, declarou Juliano Mattar Dell’Agnolo, Diretor-Presidente (CEO) da Rocha.

Modais - Com as instalações recém-inauguradas, a estrutura para recebimento de caminhões teve sua capacidade duplicada e hoje conta com quatro tombadores para atendimento de 24 caminhões por hora, o equivalente a aproximadamente, 21 mil toneladas de grãos descarregados por dia.

“A nova estrutura possibilita a descarga rodoviária de dois produtos diferentes, simultaneamente, gerando valor agregado aos nossos clientes nas transições das safras de soja e milho, além do incremento no atendimento ao farelo”, comentou Daniel Camargo, Gerente de Logística da Rocha.

Os investimentos aplicados no novo complexo logístico também abrangeram as operações no modal ferroviário. A recepção das composições segue o definido no chamado Projeto Asa Leste, com a criação de conexões sinérgicas. Com a nova estrutura, o número de encostes simultâneos passou de 70 vagões (3,8 mil toneladas) para 88 vagões (4,9 mil toneladas), permitindo, assim, a recepção de até 250 vagões por dia (13,7 mil toneladas por dia).

Com o GEXPO, a empresa tornou-se o único terminal de grãos do Porto de Paranaguá com quatro linhas para embarques de grãos, com capacidade total de 8 mil toneladas por hora. “Com esse diferencial, não há possibilidade de incompatibilidades entre os navios, ou seja, podemos operar os três berços de atracação do corredor público de exportação simultaneamente e com diferentes produtos”, explicou Camargo.

Tecnologia - O aplicativo Gexpo LOG disponibiliza informações como line up, fluxo de cargas e estoque de um modo simples, o que pode aumentar a previsibilidade na tomada de decisões do cliente.

A Rocha investiu igualmente na automatização das balanças rodoviárias. Segundo a empresa, as melhorias proporcionam mais velocidade nas operações e facilitam as contratações de frete por parte dos clientes.

“Priorizamos o cuidado ativo, a performance, a disponibilidade, a qualidade e os custos. A partir desses elementos, temos a gestão completa da área, através de relatórios disponibilizados para toda a equipe e diretoria, de modo a garantir a excelência nas operações”, frisou Camargo.


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