Santos Brasil se torna o primeiro terminal portuário do país a operar com caminhões movidos a gás

Parceria inédita entre Santos Brasil e Scania deve reduzir em até 20% as emissões de CO₂ em relação aos modelos a diesel; investimentos somam R$ 40 milhões

Em mais um passo pioneiro rumo à neutralização de suas emissões até 2040, a Santos Brasil passou a operar com 35 caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) no Tecon Santos, seu terminal de contêineres localizado no Porto de Santos (SP). A iniciativa torna o terminal o primeiro do país a adotar esse tipo de veículo em suas operações, e marca a primeira entrega da Scania no mundo para uso em movimentação portuária de contêineres com essa tecnologia.

Com investimento de R$ 40 milhões, os novos veículos substituirão gradualmente os caminhões a diesel ainda em operação. A expectativa é reduzir em até 20% as emissões de CO₂ em relação à frota atual. Hoje, o terminal conta com 140 caminhões a diesel, que também serão substituídos por versões mais modernas e sustentáveis ao longo dos próximos anos.

Os modelos adquiridos, Scania P 340, foram configurados especialmente para as exigências do Tecon Santos. Entre os destaques técnicos estão motor de 9 litros, 340 cv de potência, torque de 1.600 Nm e transmissão automatizada de 14 marchas. O projeto inclui ainda um sistema eletrônico de coleta de dados que fornece instruções operacionais em tempo real, além do freio auxiliar hidráulico Scania Retarder, que oferece maior segurança durante as manobras.

Para garantir autonomia às operações, a companhia está implantando um posto de abastecimento de gás natural dentro do próprio terminal.

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Modernização e metas de descarbonização

A nova frota integra o projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos, que aumentará a capacidade anual de movimentação de contêineres de 2,6 milhões para 3 milhões de TEUs até 2026, com investimentos que ultrapassam R$ 2,5 bilhões.

A iniciativa também está alinhada ao Plano de Transição Climática da companhia, que prevê a redução de 70% nas emissões diretas (escopos 1 e 2) e de 30% nas indiretas (escopo 3) até 2040.

Em 2023, a Santos Brasil já havia dado um passo importante ao colocar em operação oito RTGs (guindastes de pátio) elétricos. A substituição total dos modelos a diesel por versões elétricas até 2031 evitará a emissão de mais de 700 toneladas de CO₂ por mês, reduzindo em 97% as emissões desse tipo de equipamento no terminal.

“Temos uma visão de desenvolvimento sustentável de longo prazo, em que o ser humano e o meio ambiente são protagonistas. Nosso objetivo é sermos uma empresa cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas ESG”, afirma Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil.

Parceria inédita com a Scania

A entrega dos caminhões ao Tecon Santos também é histórica para a Scania: trata-se da primeira aplicação dos modelos movidos a gás natural para movimentação de contêineres dentro de um terminal portuário, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

“Será a primeira operação com frota 100% a gás em um porto da história do país. Também não temos registro de operação similar com veículos da marca em nenhum outro lugar”, destaca Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Essa parceria com a Santos Brasil simboliza um avanço importante rumo à logística portuária de baixo carbono”, completa.





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