IATA Prevê Aumento Exponencial na Produção de SAF em 2024

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou suas projeções para triplicar a produção de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) em 2024, atingindo 1,9 bilhão de litros (1,5 milhão de toneladas). Este volume representaria 0,53% da necessidade de combustível da aviação para o ano de 2024. Para acelerar a adoção do SAF, a IATA sugere diversas medidas políticas que os governos podem implementar.

Willie Walsh, diretor-geral da IATA, enfatiza a importância do SAF para atingir as metas de emissão de carbono da aviação. “O SAF deve representar cerca de 65% da mitigação necessária para que as companhias aéreas atinjam emissões líquidas zero de carbono até 2050. Portanto, a expectativa de triplicar a produção de SAF em 2024 em relação a 2023 é animadora. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas a direção dos aumentos exponenciais está começando a ficar em evidência", afirma Walsh.

A produção de combustíveis renováveis é compartilhada por várias indústrias, com o SAF sendo uma parte significativa dessa produção. Aumentar a produção de combustível renovável é crucial para aumentar o potencial do SAF. Atualmente, cerca de 140 projetos de combustível renovável com capacidade para produzir SAF foram anunciados para entrar em produção até 2030. Se todos esses projetos forem realizados conforme o previsto, a capacidade total de produção de combustível renovável poderá atingir 51 milhões de toneladas até 2030, com uma distribuição global.

O interesse dos investidores no SAF está crescendo, o que pode aumentar ainda mais a capacidade de produção. Com um típico intervalo de três a cinco anos desde o planejamento até a produção, os investimentos feitos até 2027 poderiam estar em operação até 2030. No entanto, nem todos os projetos chegam a decisões finais de investimento.

Os governos, por meio da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), estabeleceram a meta de reduzir 5% das emissões de CO2 da aviação internacional com o uso de SAF até 2030. Para alcançar essa meta, cerca de 27% da capacidade de produção de combustível renovável disponível em 2030 precisaria ser de SAF. Atualmente, o SAF representa apenas 3% de toda a produção de combustíveis renováveis.

Walsh destaca que, embora o interesse no SAF esteja crescendo, as ações concretas ainda são insuficientes. Ele sugere várias medidas políticas para acelerar o acesso da aviação a quantidades críticas de SAF:

Diversificação das Matérias-Primas: Cerca de 80% do SAF produzido nos próximos cinco anos provavelmente virá de ácidos graxos hidrogenados (HEFA), como óleos de cozinha usados e gorduras animais. A aceleração do uso de outras fontes e matérias-primas certificadas (incluindo resíduos agrícolas e florestais e resíduos municipais) ampliará o potencial de produção de SAF.

Coprocessamento: Refinarias existentes podem coprocessar até 5% das matérias-primas renováveis aprovadas juntamente com os fluxos de petróleo bruto. Isso pode ser implementado rapidamente e expandir substancialmente a produção de SAF, exigindo políticas que facilitem avaliações consistentes do ciclo de vida.

Incentivos para Melhorar o Mix de Produção: Instalações de combustível renovável são projetadas para maximizar a produção de diesel, muitas vezes beneficiando-se de incentivos. Com a transição do transporte rodoviário para a eletrificação, políticas devem direcionar a produção para a necessidade de SAF no transporte aéreo, facilitando a troca de diesel renovável por SAF com modificações mínimas nas instalações existentes.

Incentivos para Investimentos na Produção: A produção de todos os combustíveis renováveis precisará aumentar rapidamente. Políticas como o US Grand Challenge e seus US$ 3 bilhões de investimentos, juntamente com créditos fiscais estáveis e de longo prazo, podem maximizar a capacidade de produção de SAF.

Impacto e Futuro do Mercado de SAF

Pesquisas da Emergen Research e da Drone Industry Insights (Droneii) mostram um crescimento significativo no mercado de SAF. Em 2020, o mercado de entrega por drones foi avaliado em US$553,6 milhões, com perspectivas de alcançar US$18,6 bilhões até 2028. No Brasil, o faturamento anual estimado para o segmento é de US$373 milhões, com expectativas de geração de novos empregos, especialmente nas áreas de tecnologia da informação e desenvolvimento de software.


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