GOL, com apoio da Vibra, Implementa Compensação de SAF com Sistema Inovador Book & Claim no Brasil
A GOL Linhas Aéreas, em parceria com a fornecedora de combustível Vibra, anunciou uma iniciativa pioneira no Brasil para a compensação de SAF (Sustainable Aviation Fuel) utilizando o sistema Book & Claim. Este método inovador assegura os requisitos de sustentabilidade e rastreabilidade, proporcionando uma operação robusta e confiável no processo de descarbonização da aviação. A iniciativa faz parte do Project Runway, desenvolvido pela SkyNRG, referência em SAF sediada na Holanda.
O projeto permitirá que a GOL reduza 180 toneladas de emissões de CO2 por meio de reivindicações de SAF. Com a SkyNRG fornecendo SAF para aeroportos europeus, a abordagem Book & Claim possibilita à GOL incorporar os benefícios ambientais na América Latina.
"Entre os pilares que seguimos para atingir o balanço líquido zero de carbono até 2050, o uso de SAF é o mais urgente, representando 64% das iniciativas em andamento há mais de uma década. O projeto piloto do Book & Claim, lançado em agosto de 2023, agora se concretiza, marcando um novo passo significativo em prol da sustentabilidade e mantendo a GOL na vanguarda das iniciativas ambientais na América Latina", afirma Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da GOL.
Juliano Prado, vice-presidente executivo Comercial B2B e Aviação da Vibra, destaca a importância da parceria: "Buscamos ser líderes na promoção de uma aviação mais sustentável no Brasil por meio do SAF, contribuindo para os esforços globais contra as mudanças climáticas. Atendemos mais de 2500 clientes em 94 aeroportos e apoiaremos nossos clientes nesta transformação com soluções sustentáveis para um futuro melhor."
O setor de aviação é responsável por 2,5% das emissões globais de CO2 e está comprometido com a descarbonização. Desde a criação do CORSIA (programa de redução e compensação de CO2 na aviação) pela ICAO em 2016, medidas concretas têm sido implementadas para enfrentar as emissões. Em 2021, o setor renovou seu compromisso ao estabelecer a meta de alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050. O SAF é crucial para essa meta, devendo contribuir com cerca de 64% na redução das emissões do setor até 2050. As 50 toneladas do projeto piloto evitam 180 toneladas de CO2e, cerca de 91% de emissões em comparação com o querosene fóssil.
O sistema Book & Claim, já utilizado no setor elétrico, permite a transferência dos benefícios do SAF do produtor para o usuário final sem necessidade de conexão física. Isso reduz a complexidade logística e operacional, os custos e emissões com transporte do SAF, aumenta a flexibilidade e escolha dos compradores e cria um mercado global para o SAF.
Com o conceito de que todo carbono evitado importa, o sistema Book & Claim oferece diversas vantagens, tornando-se uma solução eficiente e sustentável para a aviação.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.