Reshore e DigitalIzação: As Tendências da Logística para 2023
A.P. Moller - Maersk avaliou as principais tendências do último ano e o que esperar de 2023
A cadeia de suprimentos global enfrentou diversos desafios nos últimos anos, por conta da pandemia e eventos geopolíticos. Além dos desafios de suprimento, o mundo da logística também enfrentou preços maiores e se tornou resiliente com muitas ações, uma delas: o aumento do foco em quantidades maiores e em armazenamento, o que levou as empresas a fazerem a transição de "just in time" para "just in case".
O Brasil é um dos países mais interessados na adaptação de novas tendências na indústria e que tem uma posição favorável no âmbito da infraestrutura e processos logísticos. Segundo o último índice de desempenho logístico do Banco Mundial (IDL), que inclui 155 países, o país ocupa a 65º posição.
Já segundo o Aemli (Agility Emerging Markets Logistics Index), ranking que aponta os países emergentes com mercado de logística mais promissores, de 2021, o Brasil ocupa a 16ª colocação entre 50 nações participantes.
Para 2023 há muita expectativa sobre tendências que irão guiar as mudanças no mercado. Pensando nisso, a A.P. Moller - Maersk reuniu algumas tendências do mundo da logística que foram cruciais no setor nos últimos anos e devem continuar relevantes nos próximos meses:
Reshore e Nearshore
O reshore (a restauração da fabricação de produtos domésticos de um país estrangeiro para o país de origem no qual são vendidos os produtos da empresa) e o nearshore (quando uma empresa transfere o trabalho para outra organização que está em sua própria região) podem, em conjunto, constituir uma parte do que ajudará a contornar qualquer problema potencial causado por escassez e atrasos.
Digitalização
Em 2022, a digitalização foi uma ótima ferramenta para a visibilidade do processo da cadeia de suprimento, abrangendo desde matérias-primas e transporte e armazenagem até a fabricação e distribuição. A integração da digitalização não só proporciona mais visibilidade, mas também elimina processos manuais e aumenta a eficiência e a precisão, além de permitir que os gerentes da cadeia de suprimento a otimizem de ponta a ponta.
E-Commerce
Apesar de todas as questões da cadeia de suprimento, o e-commerce continua a crescer a um ritmo impressionante. Neste ano, espera-se que as empresas que procuram centros de distribuição estrategicamente localizados atendam a seus clientes no recebimento e processamento de devoluções.
Meio Ambiental, Social e Governança (ESG)
A Conformidade ESG vem aumentando para que as empresas comprovem que operam sob ações éticas e sustentáveis. Alguns governos estão melhorando sua legislação, exigindo que as empresas monitorem sua cadeia de suprimento em busca de violações de direitos humanos e garantam a conformidade dos direitos humanos nas operações, concentrando-se na cadeia de suprimentos.
Sustentabilidade
As partes interessadas da cadeia de suprimento têm tomado medidas para eliminar as emissões de carbono até 2040 e 2050, e alcançar essa meta exigiu muito esforço e preparação. A Maersk tem o ambicioso compromisso de fornecer soluções 100% verdes de ponta a ponta até 2040, incluindo metas de curto prazo para liderar o setor com ofertas verdes em uma ampla gama de portfólio de produtos até 2030.
Muitas empresas estão trabalhando com seus fornecedores de logística para auxiliá-los não apenas a reduzir as emissões de carbono, mas também a rastreá-los e ajudá-los a transmitir a redução nas emissões aos consumidores. Em 2023, as empresas continuarão a buscar uma cadeia de suprimento mais ecológica, abrangendo desde a obtenção de matérias-primas sustentáveis até a avaliação das emissões de gases do efeito estufa.
Tudo isso, juntamente com os problemas geopolíticos que afetam a cadeia de suprimento, exercem uma pressão sobre o cenário econômico global, assim como em 2022 alguns atos e políticas internacionais terão um efeito importante na logística e a inflação que continua tendo um impacto na maior parte do mundo.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.