Estande interativo e imersão no negócio de cabotagem marcam presença da Norsul na Intermodal 2024
A Norsul estará pelo terceiro ano consecutivo na Intermodal, a maior feira do setor logístico no país, que acontece de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo. Com 60 anos recém completados, a empresa de cabotagem possui a maior frota privada do país, com 19 embarcações próprias, entre navios, empurradores e barcaças oceânicas, destinadas à cabotagem e ao longo curso. Para a Intermodal 2024, a Norsul vai apresentar os diferenciais da sua frota -seus navios cimenteiro e químico, além dos graneleiros e comboios oceânicos - aproveitando o espaço para contar sua história de solidez, qualidade e experiência no mercado de navegação. Seu principal objetivo é mostrar aos visitantes e parceiros comerciais a essência do negócio. Hoje a empresa investe na diversificação dos seus negócios como meio de alavancar o crescimento médio de 19% em receita bruta dos últimos 10 anos. Sua estratégia envolve a expansão do seu escopo de atuação na logística aquaviária complementando a oferta de negócios para clientes atuais e futuros.
No evento, a Norsul contará com um estande moderno, visual e interativo, de 96m2, que abriga uma vitrine de conteúdo, permitindo a navegação do público pelas embarcações e suas características, via touchscreen. Cada tipo de embarcação terá seu próprio painel, possibilitando aos visitantes uma imersão sobre o funcionamento dos navios e o universo da navegação de cabotagem, além de conhecer de forma mais aprofundada os serviços da companhia. Também estará em exposição um modelo em escala reduzida de uma das embarcações da Norsul, o Pio Grande, navio multipropósito construído em 2012, cujo comprimento total é de 178.7 metros e largura, 28 metros. Ao observar a modelo do navio, carregado com pás eólicas — um dos tipos de carga projeto que a companhia transporta — os visitantes serão apresentados à versatilidade desse tipo de embarcação, capaz de transportar cargas nos porões e sobre o convés, possibilitando uma logística mais eficiente.
“A proposta que estamos levando para a Intermodal é apresentar o nosso negócio de forma disruptiva, levando criatividade, conhecimento e inovação para os visitantes. Ao fornecermos instrumentos para o público compreender a estrutura dos navios e comboios oceânicos, ele reconhece o papel crucial da cabotagem como um modal diferenciado”, comenta Angelo Baroncini, diretor-presidente da Norsul, que complementa “Somos protagonistas no crescimento da navegação brasileira, com uma trajetória sólida ao longo desses 60 anos e queremos mostrar a essência do nosso negócio, nossos diferenciais e a sólida estrutura para atender às demandas dos clientes”.
A companhia foi fundada em 1963 e é especializada no transporte de granéis secos e líquidos com cargas homogêneas, gerais e de projeto, tanto na cabotagem como no longo curso. Dentre os itens transportados, estão minérios, produtos siderúrgicos, celulose, cimento, fertilizantes, além de cargas especiais.
Visitantes poderão conhecer o funcionamento do Tellus, navio cimenteiro próprio da Norsul
Entre as embarcações que estarão disponíveis para interação no painel, o visitante poderá conhecer o cimenteiro Tellus. Em 2019, a Norsul se tornou a primeira empresa brasileira de navegação (EBN) a transportar cimento e clinquer, ao adquirir um cement carrier, que transporta cimento com uma tecnologia limpa, via injeção de ar, por um sistema de pressão com o cimento a granel seco. Tal tecnologia assegura a integridade da carga, uma vez que impede vazamentos e permite seu transporte até mesmo em dias chuvosos — o que não acontece no modelo break bulk, ou seja, com o cimento em sacas, devido ao risco de molhar e danificar a carga. A Norsul é pioneira na aquisição desse tipo de embarcação, com sistema de deslocamento porta-a-porta, num projeto desenhado de acordo com o perfil de cada cliente. “O Tellus é a embarcação mais segura para transportar o cimento em pó, tanto para a integridade da própria carga, quanto para aqueles que atuam no manuseio do produto, assim como o cliente final. Além disso, essa tecnologia de não polui o meio-ambiente. Com o Tellus, ganhamos celeridade no processo”, afirma Fabiano Lorenzi, diretor Comercial da Norsul. A embarcação navega no fluxo nordeste-norte e chega até a Baía do Amazonas, garantindo o fornecimento de cimento para a região. O volume anual do transporte de cimento fica em torno de 250 mil toneladas por ano, um potencial de redução de 6.250 caminhões tanque nas estradas.
Além do navio cimenteiro, a Norsul vai levar para a Intermodal, em seus painéis interativos, os comboios oceânicos, um conjunto de embarcações articuladas entre si, formadas por um empurrador e uma barcaça oceânica. A Norsul iniciou suas operações com os comboios oceânicos na cabotagem para atender a clientes com diferentes necessidades de transporte para suas cargas. Iniciando com toras de eucalipto em 2003 e carregando fardos de celulose em 2005, anos mais tarde passou a oferecer o mesmo modelo no transporte de produtos siderúrgicos. O modelo dos comboios é uma alternativa logística na costa brasileira e representa uma escolha já consagrada na cabotagem industrial. Dentre as vantagens de utilizar esse modelo para escoamento das cargas de diferentes segmentos, estão: a possibilidade de desacoplar o empurrador da barcaça com a carga, otimizando o tempo de recarregamento da próxima viagem; redução do tempo e custo médio de espera para a atracação nos terminais portuários; facilidade das manobras e versatilidade, que proporcionam menor gasto com combustível, além da possibilidade de armazenagem, já que a barcaça também funciona como um “armazém flutuante”. Uma viagem de comboio carrega até aproximadamente 10 mil toneladas e é capaz de tirar 180 caminhões das rodovias.
Segundo Lorenzi, estar em eventos como a Intermodal fazem parte da estratégia da Norsul para enriquecer e fomentar a discussão com outros players do mercado. “Temos 60 anos de expertise, estamos disponíveis para diversificar o nosso negócio, sem abandonar a nossa essência de navegação. O espaço, em 2024, propõe um mergulho em nossos ativos e operações, materializando também a nossa cultura que é pautada em valores sólidos como excelência, colaboração e sustentabilidade. Somos protagonistas no setor da cabotagem, com embarcações que são capazes de atender ao comércio marítimo entre diferentes portos brasileiros e da América do Sul, transportando uma grande variedade de graneis líquidos e secos, com uma ampla frota, a maior do país no setor privado”.
Hoje, a empresa conta com bases de apoio no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. A companhia segue reforçando seu compromisso de deixar um legado para as futuras gerações, não apenas em localidades onde desempenha suas atividades, mas em demais regiões em que estejam sendo desenvolvidas iniciativas relevantes para o meio ambiente e a sociedade.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.