Renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica poderá movimentar cerca de R$ 30 bilhões

A conclusão da renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI, vai propiciar um novo ciclo de investimentos para a aquisição de vagões, locomotivas e modernização da malha da ferrovia, o que resultará em um transporte de cargas ainda mais eficiente e seguro, no fortalecimento da indústria nacional e na geração de emprego e renda. Com a assinatura do novo contrato, cerca de 10 mil postos de trabalho diretos deverão ser gerados. A proposta de renovação antecipada da FCA foi aprovada pela Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e será levada a audiências públicas para a oitiva das partes interessadas, ressaltando o caráter transparente do processo.

“A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica é um projeto moderno, que nasce dentro do novo formato do governo federal para processos do gênero e já incorpora inovações regulatórias recentes em seu escopo. Por isso, acreditamos que esta renovação possa ser o símbolo de uma nova era de transformação na logística nacional, ao direcionar recursos para a modernização do modal ferroviário, além de investimentos que irão fortalecer nossa indústria, elevar a eficiência de setores estratégicos para a economia nacional – como o agronegócio, siderurgia e construção civil, todos atendidos pela malha da FCA”, afirma Fábio Marchiori, CEO e CFO da VLI.

De acordo com a estimativa dos cadernos de demandas atualizados para prosseguimento do processo, a renovação antecipada da FCA aumentará em 46% o volume de cargas transportadas pelos seus trilhos em um novo ciclo da concessão.

Frota e malha serão modernizadas

O plano de renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica prevê investimentos na linha férrea e na aquisição de vagões e locomotivas. Os investimentos na ferrovia têm como foco a modernização e a ampliação da infraestrutura logística a partir de obras para construção de novos trechos e ramais ferroviários, realocação de pátios de cargas e soluções integradas para resolução de conflitos rodoferroviários. Já o investimento em vagões e ferrovias proporcionará um forte estímulo às fabricantes nacionais de material rodante.

Uma malha mais moderna, fruto dos investimentos, e novos vagões e locomotivas se somarão aos esforços atuais da companhia para a redução das emissões de carbono, além de permitir o aumento da velocidade no transporte de carga.

Está prevista também a construção de novos pátios ferroviários, proporcionando mais agilidade, ao evitar que composições precisem aguardar paradas o trânsito de trens em sentido oposto; e a adoção de um sistema de comunicação em parte da malha com padrão internacional, incrementando a segurança da operação.

Acesso portuário e obras de conflitos urbanos

Além dos investimentos em ferrovia e em material rodante, a renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica inclui R$ 5 bilhões em outorga e em compensações. Nesse último ponto, além de investimentos na malha, destaque será a realização de obras de resolução de conflitos urbanos, com investimentos e intervenções que poderão ser realizadas em 35 cidades, em um total de 80 obras.

Também está prevista a construção do acesso ferroviário ao Porto de Aratu, na Bahia. Trata-se de uma importante obra, com 2,5 quilômetros de extensão, que atenderá a movimentação crescente do agronegócio da região.



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