VLI inicia embarques para exportação da safra recorde de soja 2024/2025
A VLI deu início aos embarques da safra 2024/2025 de soja, que deve atingir um volume histórico. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção pode chegar a 166 milhões de toneladas, um crescimento de 12,4% em relação à temporada anterior.
A operação da VLI, que se estende da segunda quinzena de fevereiro até o segundo semestre, conecta a produção de estados como Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Bahia e Pará aos principais corredores logísticos do país. A movimentação ocorre via Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), nos corredores Leste e Sudeste, e Ferrovia Norte-Sul (FNS), no Corredor Norte.
No Corredor Norte, os embarques são realizados a partir dos terminais logísticos de Porto Nacional e Palmeirante (TO) e Porto Franco (MA), com destino ao Terminal Portuário de São Luís (TPSL). Já nos Corredores Leste e Sudeste, os terminais de Araguari, Pirapora e Uberaba (MG) conectam a carga ao Porto de Tubarão (ES) e ao Terminal Integrador Portuário Luís Antônio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista.
Para Gabriel Fonseca, gerente geral Comercial da VLI para a área de grãos, a exportação da soja é essencial para a economia brasileira, movimentando toda a cadeia produtiva, da produção primária à indústria e à pecuária. “A integração entre portos, ferrovias e terminais garante eficiência e confiabilidade aos nossos clientes, permitindo que a soja brasileira chegue com sucesso a destinos como Ásia, Europa e Estados Unidos”, destaca.
Além da soja, a safra de grãos do Brasil como um todo também deve alcançar um novo recorde. A Conab projeta uma colheita total de 325,7 milhões de toneladas na temporada 2024/2025, um aumento de 9,4% frente ao ciclo anterior. Esse crescimento se deve tanto à expansão da área plantada, estimada em 81,6 milhões de hectares (+2,1%), quanto à recuperação da produtividade média, prevista para 3.990 quilos por hectare (+7,1%).

Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.