Parceria entre L’Oréal e Gás Verde acelera transição para transporte sustentável no Brasil

A L’Oréal e a Gás Verde firmaram uma parceria inovadora para abastecer frotas logísticas com biometano, um combustível limpo produzido a partir de resíduos de aterros sanitários. O projeto já contribui para a redução de emissões de CO₂eq em 2.200 toneladas na operação de transportes da empresa em 2025, comparado a 2023.

Atualmente, 80% das cargas diretas para o Estado de São Paulo e 100% do transporte entre a fábrica e o Centro de Distribuição da L’Oréal utilizam o biocombustível. O abastecimento ocorre no primeiro ponto exclusivo de biometano da América Latina, localizado ao lado do Centro de Distribuição da empresa em Jarinu (SP).

Além da frota, a L’Oréal ampliou o uso do biometano para as caldeiras de sua fábrica em São Paulo, reforçando sua estratégia de descarbonização tanto na logística quanto nos processos industriais.

O biometano pode reduzir até 99% das emissões de gases de efeito estufa em comparação a combustíveis fósseis, como diesel, GLP e GNV. Além do impacto ambiental positivo, o combustível oferece vantagens econômicas devido à sua maior estabilidade de preço, já que seus reajustes são atrelados ao IPCA, tornando-o menos suscetível às oscilações do mercado internacional de petróleo e do dólar.

O plano da L’Oréal é expandir ainda mais essa iniciativa: até 2030, 60% dos produtos vendidos pela empresa no Brasil serão transportados em caminhões movidos a biometano. Além disso, todas as entregas para as regiões Sul e Sudeste utilizarão veículos abastecidos com o biocombustível.

“Num ano em que o Brasil sediará a COP 30, temos orgulho de servir de inspiração global com um projeto pioneiro de descarbonização. Já utilizávamos biogás nas caldeiras da fábrica quando inauguramos, em 2024, o primeiro ponto dedicado de biometano da América Latina. Agora, seguimos investindo para dobrar a capacidade da nossa frota movida a biometano nos próximos anos”, afirma Juliana Fleming, Diretora de Operações do Grupo L’Oréal no Brasil.

A Gás Verde reforça sua atuação no suporte às metas ESG de grandes empresas, oferecendo soluções que viabilizam a transição para uma logística mais sustentável. “O biometano tem se consolidado como a melhor alternativa para descarbonizar indústrias e frotas. Agora, damos mais um passo: além do fornecimento do combustível, incluímos o aluguel de caminhões movidos a biometano, garantia de abastecimento nas principais rodovias e plano de manutenção, facilitando essa mudança para as empresas”, destaca Marcel Jorand, CEO da Gás Verde.

A parceria entre a L’Oréal e a Gás Verde se soma a um conjunto de iniciativas da multinacional para reduzir a pegada de carbono na cadeia logística. Entre as ações implementadas, destacam-se a realocação do Centro de Distribuição do Rio de Janeiro para São Paulo, eliminando fretes aéreos domésticos, a ampliação do uso da cabotagem e a otimização do transporte rodoviário com biocombustíveis.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.