Vibra Assina Contrato de 20 Anos com a Vast Infraestrutura para Uso do Terminal de Líquidos do Açu

A Vast Infraestrutura anunciou a assinatura de um contrato com a Vibra, garantindo o uso do Terminal de Líquidos do Açu (TLA), localizado no Porto do Açu, no Norte Fluminense, pelos próximos 20 anos. O terminal se tornará a principal porta de entrada de óleos básicos da Vibra no Brasil, matéria-prima essencial para a produção de lubrificantes.

Com todas as licenças e permissões já adquiridas, a construção do TLA está prevista para iniciar no segundo semestre deste ano. O investimento na primeira fase do projeto será de R$ 300 milhões, com a construção de um parque de tancagem com capacidade total de até 84 mil m³ para armazenagem de produtos derivados do petróleo, incluindo combustíveis marítimos, lubrificantes e biocombustíveis.

Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Vast Infraestrutura, destacou a importância do TLA para o mercado de movimentação de líquidos no Brasil. “O terminal atende a uma demanda do mercado por mais infraestrutura para a movimentação de líquidos no Brasil. O terminal também tem potencial para movimentação de combustíveis com menor pegada de carbono, através da adição de biocombustíveis aos combustíveis fósseis, contribuindo para a descarbonização do setor marítimo. O terminal foi projetado de forma modular, permitindo novas ampliações para o atendimento às futuras demandas do mercado brasileiro”, afirmou Bomfim.

A infraestrutura do novo terminal incluirá dois berços operacionais com capacidade para receber navios de médio porte (MR – medium range), com até 59 mil toneladas de peso bruto. Além disso, a construção de plataformas de carregamento de caminhões-tanque está prevista para facilitar o escoamento terrestre de combustíveis, óleos básicos e outros líquidos.

hydrogendialoguelatam.com

Para a Vibra, o TLA proporcionará uma logística mais eficiente para a importação e abastecimento de óleos básicos para sua fábrica de lubrificantes, localizada em Duque de Caxias (RJ). Esta fábrica, que já recebeu mais de R$ 100 milhões em investimentos, está em processo de ampliação e modernização, com a produção prevista para aumentar de 300 milhões de litros/ano para 500 milhões de litros/ano a partir de setembro deste ano. A fábrica será uma das cinco maiores do mundo e a maior da América Latina.

Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, ressaltou a importância do segmento de lubrificantes para a empresa. “O segmento de lubrificantes é uma das principais avenidas de crescimento da Vibra. Estamos em constante evolução e a modernização e a ampliação da fábrica, bem como a futura utilização do TLA, são alavancas importantes para aumentar a eficiência e a competitividade desse negócio que possui grande potencial de geração de valor para a empresa”, comentou Bragança. O início das operações do TLA está previsto para o final de 2025.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.