"K” Line traz navio ro-ro de última geração para operar no Brasil

Guia Marítimo entrevista "K" Line sobre novo navio especial

A “K”Line, empresa de transporte marítimo de origem japonesa, anuncia a chegada do navio ro-ro (roll-on/roll-off ) de última geração M/V Victoria Highway para operar no Brasil e na América Latina. A embarcação, com capacidade para 7.500 veículos, começa a atracar nos portos brasileiros entre o final de abril e o início de maio.

Segundo o gerente-geral da empresa no Brasil, Rafael Cristelo, o M/V Victoria Highway não é apenas o maior navio da modalidade a operar no país, mas ele também possui a capacidade de transportar cargas especiais, como maquinários pesados, cargas estáticas e de projeto com 150 toneladas e até 5,50 metros de altura, por meio do uso de mafi trailers.

“Nessa embarcação é possível, por exemplo, transportar fuselagens e asas de aviões ou vagões de trens”, declara o executivo, ao destacar que esse navio também tem maior eficiência energética, já que utiliza menos combustível para o mesmo volume de carga transportada. “Isso reflete o nosso compromisso com a redução do impacto ambiental e a busca por operações mais sustentáveis”, detalha o executivo, a informar que a empresa tem investido em embarcações movidas a gás natural liquefeito (GNL).

Atualmente, a "K"Line opera com cinco navios de grande porte dedicados à região das Américas, dos quais um será substituído pela nova embarcação. O M/V Victoria Highway atenderá especificamente os seguintes portos: Delta Dock e Zarate (Argentina), Rio Grande (RS), Itajaí (SC), Paranaguá (PR), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Suape (PE), no Brasil, além dos portos de Cartagena (Colômbia), Santo Domingo (Repúblicana), Puerto Limon (Costa Rica), Veracruz e Altamira (México) e Jacksonville (Estados Unidos). “Com as outras embarcações também atendemos o porto de Vitória (ES)”, acrescenta o executivo.

Toda a rota corresponde a uma viagem de cerca de 60 dias, sendo 30 dias para subir e outros 30 para descer. “Essas embarcações garantem uma frequência de dois navios por mês entre Brasil-Argentina e as Américas. Já entre os dois países sul-americanos, a frequência fica entre três e quatro embarcações ao mês”.

Crescimento do trade

De acordo com Cristelo, a dedicação de um navio de última geração nas Américas confirma a confiança da companhia no desenvolvimento da região. “Vemos um grande potencial de crescimento, especialmente em mercados que demandam soluções específicas para cargas de grande porte e de projetos, algo que podemos oferecer com a nossa experiência e tecnologia”.

O executivo também explica que a incorporação da embarcação na rota é justificada pelo aumento da troca comercial do segmento automotivo entre o Brasil e Argentina. “A melhoria da economia do país vizinho e a retirada de suas restrições comerciais possibilitaram mais do que dobrar o volume se compararmos o primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2024”.

Tradição e aposta no Brasil

De origem japonesa, a “K”Line (Kawasaki Kisen Kaisha, Ltd.) comemorou 100 anos em 2019 e é uma das maiores empresas de navegação do mundo, com a operação de mais de 440 navios e também é pioneira no transporte de veículos utilizando navios ro-ro, desde 1970. “Hoje, são mais 90 car carriers no mundo e somos líderes de mercado na América Latina”.

A aposta no mercado brasileiro tem crescido nos últimos anos, já que a empresa conta com a Nexus, empresa do grupo K Line focada no ramo logístico automotivo e de cargas de projeto.

Além disso, no porto de Suape (PE), as empresas “K”Line e Nexus implementarem um hub de veículos, um dos mais importantes do país. Desde novembro de 2021, automóveis embarcam no porto pernambucano para outros destinos internacionais.

Para o executivo, porém, o Brasil poderia ser mais competitivo se a infraestrutura recebesse mais investimentos. “O carro brasileiro está perdendo mercado no México e na Colômbia para veículos asiáticos”, esclareceu.

Para apresentar o novo navio e os serviços existentes aos clientes e parceiros, neste ano, a “K”Line contará com stand na Intermodal South America.




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