Vibra e Svitzer avançam na descarbonização com projeto de biodiesel para rebocadores
A Vibra e a Svitzer deram um passo decisivo rumo à descarbonização do transporte marítimo no Brasil. Após mais de dois anos de estudos, as empresas iniciaram, em fevereiro, um projeto piloto inédito para utilização de óleo diesel marítimo (ODM) com até 20% de biodiesel nos rebocadores que operam no Porto de Santos (SP).
A Vibra recebeu autorização especial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para comercializar diesel marítimo com até 30% de biodiesel. Com isso, tornou-se pioneira na oferta desse combustível no Brasil e a primeira distribuidora a fornecer o produto com certificação ISCC EU, garantindo rastreabilidade e sustentabilidade à cadeia de abastecimento.
"Na Vibra, acreditamos que inovação e sustentabilidade são pilares fundamentais para o futuro da energia. Esta parceria com a Svitzer é um marco não apenas para o setor marítimo, mas para toda a cadeia logística brasileira. Ao fornecer diesel marítimo com biodiesel e garantir certificação ISCC EU, reforçamos nosso compromisso com a descarbonização e a oferta de soluções energéticas mais limpas e eficientes", destaca Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra.
Primeiro teste com biodiesel em rebocadores portuários no Brasil
O projeto também representa um avanço inédito para a Svitzer, que se torna a primeira empresa do setor a testar o uso de biodiesel em rebocadores portuários no país. "Superamos diversos desafios para viabilizar essa iniciativa e seguimos acelerando nossas metas globais, que incluem reduzir em 50% a intensidade de CO₂ da frota até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2040", afirma Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil.
Os próximos passos envolvem a validação da viabilidade técnica do biocombustível e a definição da proporção ideal a ser utilizada. "Nosso objetivo é elevar a mistura para até 30% de biodiesel em breve. Isso permitirá que clientes comprometidos com a sustentabilidade descarbonizem toda a sua cadeia logística", complementa.
Biodiesel, eletrificação e agenda ESG fortalecem a competitividade do setor
O projeto piloto da Svitzer com a Vibra integra um movimento estratégico mais amplo, alinhado às demandas globais por sustentabilidade e competitividade no setor marítimo. A empresa tem ampliado parcerias e soluções de eletrificação em portos como Paranaguá e Salvador, além de já contar com operações semelhantes em Santos e Suape. "O uso de biocombustíveis no setor marítimo brasileiro ainda está em fase inicial, mas essa tendência deve ganhar força nos próximos anos. Convidamos clientes e parceiros a se juntarem a nós nessa jornada, pois nenhuma empresa pode fazer isso sozinha", reforça Cohen.
Em outros mercados, a Svitzer já adota biocombustíveis avançados, como o HVO (óleo vegetal hidrogenado), em países como Reino Unido e Dinamarca, consolidando sua posição como referência em operações sustentáveis.
A Vibra acompanhará essa evolução fornecendo misturas com diferentes teores de biodiesel, começando com percentuais menores e aumentando gradualmente a concentração, conforme a viabilidade operacional for comprovada.

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