ZIM fecha contratos de US$ 2,3 bilhões para construção de navios porta-contêineres movidos a GNL
A ZIM Integrated Shipping Services anunciou na segunda-feira (1) a assinatura de contratos de afretamento de longo prazo para dez navios porta-contêineres dual-fuel, com capacidade de 11.500 TEUs e movidos a gás natural liquefeito (GNL). O investimento total dos contratos é estimado em US$ 2,3 bilhões. As embarcações devem ser entregues entre 2027 e 2028, e serão empregadas nas principais rotas globais da companhia.
Do total de navios, sete serão fornecidos pela Container Ventures Holdings Inc., empresa ligada ao grupo TMS, enquanto os outros três virão de uma companhia marítima associada à Kenon Holdings, ex-principal acionista da ZIM até o final de 2024. A construção ficará a cargo do estaleiro Zhoushan Changhong, na China.
O CEO da ZIM, Eli Glickman, destacou que os novos contratos marcam uma nova etapa no plano estratégico da companhia. “Depois de receber os 46 navios encomendados em 2021 e 2022, que já melhoraram consideravelmente a eficiência da nossa frota, agora estamos reforçando nossa presença no segmento de GNL com embarcações versáteis, ideais para as nossas diversas operações globais”, afirmou.
Além de ampliar a capacidade operacional, os novos navios também sustentam a estratégia de descarbonização da ZIM. A empresa aposta no GNL como um diferencial competitivo em sua jornada para redução de intensidade de carbono. “A operação com GNL tem se mostrado comercialmente vantajosa, e esperamos uma demanda crescente por soluções de transporte mais sustentáveis. Essa frota moderna vai nos manter competitivos e apoiar nosso crescimento lucrativo a longo prazo”, completou Glickman.

Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.