MAN Energy Solutions e COSCO CHI firmam acordo para acelerar retrofit com combustíveis alternativos

Acordo para converter navios ao uso de metanol, amônia e metano

A MAN Energy Solutions assinou recentemente um acordo-quadro com a COSCO Shipping Heavy Industry Co. Ltd. (CHI), uma das maiores redes de estaleiros de reparo naval do mundo, com foco em projetos de descarbonização por meio de retrofits. O objetivo é acelerar a conversão da frota comercial existente para o uso de combustíveis alternativos como metano, metanol e amônia — produzidos de forma sustentável via processos power-to-X.

O acordo foi firmado durante uma cerimônia na China entre Michael Petersen, vice-presidente sênior da MAN Energy Solutions, e Guo Zhiqiang, vice-gerente geral da CHI.

“Este acordo é um marco importante. Há cerca de 4.500 embarcações no mundo com potencial para adotar combustíveis mais limpos. Essa parceria com a CHI vai permitir que a MAN contribua de forma decisiva para a transição energética no setor marítimo”, destacou Petersen.

Guo Zhiqiang também celebrou o novo momento da cooperação: “A partir de agora, nossas soluções integradas trarão novo impulso à transição verde da indústria marítima global.”

Com capacidade para modificar cerca de 1.500 navios por ano, a CHI atuará com sua experiência em projetos EPC (Engenharia, Suprimentos e Construção), enquanto a MAN fornecerá tecnologia avançada de retrofit para motores dual-fuel e soluções digitais para eficiência energética.

As empresas já colaboram em dois grandes projetos voltados a armadores líderes no segmento de porta-contêineres. A nova aliança institucionaliza essa relação e abre caminho para uma série de iniciativas conjuntas com foco em sustentabilidade e modernização da frota global.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.