MITSUI E&S inicia testes com motor a amônia de dois tempos
Tecnologia pioneira avança para a entrada no mercado marítimo
A MITSUI E&S deu início à fase de testes do primeiro motor comercial a amônia de dois tempos e duplo combustível do mundo. O protótipo MAN B&W 7S60ME-LGIA (-Liquid Gas Injection Ammonia) Mk 10.5 começou a operar com amônia na fábrica da empresa em Tamano, Japão.
Com 60 centímetros de diâmetro de cilindro, o motor será instalado futuramente em um graneleiro de 200 mil toneladas de porte bruto (TPB), em construção no estaleiro Imabari Shipbuilding para uma joint venture entre "K" LINE, NS United e ITOCHU Corp. O equipamento também conta com o sistema proprietário HPSCR (High Pressure Selective Catalytic Reduction) da MAN Energy Solutions, garantindo conformidade com os padrões IMO Tier III para emissões.
Amônia como caminho para a descarbonização marítima
Bjarne Foldager, chefe da divisão de motores de dois tempos da MAN Energy Solutions, destacou a importância do projeto:
“O uso da amônia, que permite uma combustão neutra em carbono quando combinada com óleo combustível de base biológica, representa um avanço crucial na descarbonização, especialmente no setor marítimo, onde a redução de emissões de gases de efeito estufa é uma prioridade. Trabalhamos em estreita colaboração com a MITSUI E&S neste projeto pioneiro e temos observado grande interesse de empresas externas. Já garantimos diversos pedidos de motores a amônia na Ásia e estamos confiantes de que a amônia será um dos três principais combustíveis alternativos do mercado, ao lado do metanol e do metano.”
Além dos testes de desempenho do motor, a MITSUI E&S também está verificando a segurança e eficiência de seu sistema independente de abastecimento de amônia, além de outros sistemas periféricos.
Perspectivas para o mercado
Ole Pyndt Hansen, chefe de P&D em motores de dois tempos da MAN Energy Solutions, reforçou que o projeto avança com base em pesquisas aprofundadas:
“Os testes conduzidos pela MITSUI E&S se baseiam nos resultados de nossos experimentos com cilindro único realizados no Centro de Pesquisa da MAN Energy Solutions em Copenhague. Como a amônia tem características particulares, adotamos uma abordagem cuidadosa para garantir um manuseio seguro. A experiência operacional em alto-mar será essencial para aperfeiçoar o desempenho e a confiabilidade do motor, e sua introdução comercial dependerá de um histórico de serviço positivo.”
A MAN Energy Solutions projeta que os motores a amônia das séries 50, 60, 70 e 80 bore ME-LGIA estarão disponíveis no mercado até o final de 2026, dependendo dos cronogramas de construção naval.

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