Maersk conclui primeira conversão de um grande navio porta-contêineres para motor bicombustível movido a metanol
Sendo o primeiro grande navio do setor, o porta-contêineres Maersk Halifax foi convertido em um navio bicombustível capaz de operar com metanol. A operação de modernização foi conduzida no Estaleiro Zhoushan Xinya, na China, ao longo de 88 dias, e concluída no final de outubro de 2024.
“Temos o prazer de anunciar que o Maersk Halifax foi adaptado com sucesso para se tornar um navio bicombustível capaz de operar com metanol. Após a conclusão dos testes no mar, o Maersk Halifax voltou a operar e agora está atendendo nossos clientes no comércio transpacífico”, afirma Leonardo Sonzio, chefe de Gestão de Frota e Tecnologia da Maersk.
A conversão do motor foi feita pela MAN Energy Solutions. Além de substituir peças da máquina e, assim, tornar o motor capaz de funcionar com metanol, a operação de retrofit envolveu a adição de novos tanques de combustível, sala de preparação de combustível e de sistema de abastecimento de combustível. O casco da embarcação também foi ampliado para acomodar os novos tanques. Com estas alterações, o comprimento do navio foi ampliado em 15m, para 368m, aumentando a capacidade da embarcação, de cerca de 15.000 TEU, para 15.690 TEU.
“Desde que estabelecemos a ambiciosa meta climática de sermos net zero até 2040, exploramos o potencial de modernização dos navios existentes com motores bicombustíveis. No próximo ano, teremos ensinamentos a partir desta primeira conversão de uma grande embarcação. A modernização de embarcações existentes pode ser uma alternativa importante às novas encomendas na nossa transição de combustíveis fósseis para combustíveis de baixas emissões”, explica Leonardo Sonzio.
O Maersk Halifax, que é um dos 11 navios da classe Hong Kong da Maersk, partiu do ancoradouro no estaleiro em 4 de novembro de 2024.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.