Vast e Repsol assinam contrato para transbordo de petróleo

A Vast Infraestrutura, empresa do Grupo Prumo, e a espanhola Repsol, que atua em projetos de exploração e produção (E&P) no Brasil, assinaram contrato para realizar operações de transbordo abrigado (double banking) no terminal de petróleo (T-Oil) da Vast no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

O acordo possibilitará a exportação da produção de óleo cru da Repsol por meio da utilização de navios Suezmax e VLCC (Very Large Crude Carrier), além de expandir as oportunidades para operações de trading.

“Hoje o Brasil exporta cerca de 1,8 milhão de barris de óleo cru por dia, volume que deve chegar a mais de 3 milhões na década de 2030. O T-Oil já é responsável por grande parcela dessa exportação, oferecendo a melhor infraestrutura e soluções logísticas para a movimentação de líquidos no país, de forma segura, eficiente e sustentável”, ressalta Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Vast.

Com o novo acordo, a Vast agora soma 11 operadoras de óleo e gás presentes no Brasil como clientes: BW Energy, CNOOC, Equinor, Galp, Petrobras, PetroChina, Petronas, PRIO, Repsol, Shell e TotalEnergies. O crescimento da carteira de clientes da Companhia reforça o potencial do Açu de servir como um marketplace, que oferece a possibilidade de clientes combinarem cargas para exportação, aumentando a eficiência de suas operações.

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no 1º semestre de 2024 o T-Oil foi responsável por 50,2% de toda a movimentação nos terminais que exportam petróleo no Brasil e se manteve em primeiro lugar no mercado de exportação de óleo bruto, com 13,6 milhões de toneladas movimentadas.

Além disso, o terminal ficou em segundo lugar no mercado de movimentação de óleo bruto, com 27,1 milhões de toneladas movimentadas. A Vast foi ainda responsável por 68% de toda a movimentação no Porto do Açu, o terceiro porto que mais movimentou carga em todo o país no período.

A Vast é proprietária do único terminal privado no Brasil para transbordo de petróleo com capacidade para operar navios da classe VLCC. O T-Oil está em localização privilegiada, próximo aos principais campos produtores de petróleo das bacias de Campos e de Santos, e licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia.





Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.