TCP anuncia aquisição de 11 RTGs da ZPMC para aprimorar operações portuárias

A TCP está prestes a receber um acréscimo de 11 novos RTGs (Rubber Tyred Gantry). Esses equipamentos foram adquiridos em agosto de 2022 e já estão a caminho de Paranaguá, Brasil, com previsão de chegada até o final de novembro, um mês antes do prazo estimado.

Fabricados pela renomada empresa chinesa ZPMC, esses 11 guindastes impressionam com uma impressionante altura de elevação de 21,2 metros, permitindo uma capacidade de empilhamento de 6+1 e uma incrível capacidade de içamento de 41 toneladas.

Esses novos RTGs também incorporam tecnologias de segurança de última geração, como o mapeamento de pilha a laser e um sistema anti-levantamento de carreta, que previne acidentes nos casos em que um contêiner fica preso na carroceria de um caminhão.

Essa aquisição dos RTGs faz parte de um investimento ambicioso no valor de R$ 370 milhões que a TCP está realizando até o final deste ano. Outros projetos já concluídos incluem a compra de 17 novos Terminal Tractors (TTs), a eletrificação de dois RTGs que operam na linha férrea e a construção de uma nova subestação de energia modelo GIS (subestações isoladas a gás), entre outros.

Para 2023, está prevista a expansão do número de tomadas no pátio reefer, que aumentará de 3.572 para 5.126, representando um crescimento notável de 43%. Isso é especialmente importante para o armazenamento de contêineres com controle de temperatura, como os usados no transporte de carnes congeladas, uma das principais commodities movimentadas pelo terminal, que é reconhecido como o maior corredor de exportação de frango congelado do mundo.

Em agosto, a TCP assinou a aquisição de 17 Terminal Tractors (TTs) do modelo KT2i 4×2, fabricados na Polônia pela Kalmar, considerados os mais modernos disponíveis no mercado. Esses novos caminhões têm capacidade para transportar até 85 toneladas de carga e possuem uma autonomia de três dias de operações ininterruptas, o dobro do período de trabalho dos veículos em uso no terminal. A chegada desses equipamentos, utilizados para transportar contêineres entre navios, pátio, armazém e ferrovia, está programada para o mês de novembro e aumentará em 33% a frota do terminal.

Além da aquisição dos TTs, a TCP tem planos de adquirir mais 27 terminal trailers (semirreboques de caminhão) para complementar sua frota, fortalecendo ainda mais sua capacidade operacional.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.