Gabriela Costa é a nova diretora executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP)

Gabriela Costa, ex-servidora pública federal, foi nomeada como a nova diretora executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). Ela deixou o cargo de Secretária Executiva no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), onde atuava desde dezembro de 2023, para encarar o novo desafio ao lado do diretor-presidente Murillo Barbosa.

Com uma sólida trajetória no setor portuário, Gabriela agora integra a equipe executiva da ATP, onde será responsável pelo planejamento estratégico, coordenação interna e externa, e pela supervisão das atividades administrativas e técnicas da entidade. A ATP, que representa 60% da movimentação portuária do país, é uma voz ativa na defesa dos interesses do setor portuário privado e na promoção da modernização dos portos brasileiros. A indicação de Gabriela foi aprovada por unanimidade pelas empresas associadas.

"Estamos confiantes de que a chegada de Gabriela trará ainda mais conhecimento e competência técnica para nossa diretoria, reforçando a representatividade dos agentes privados no setor portuário, que desempenham um papel cada vez mais relevante na economia nacional", afirmou Murillo Barbosa.

Gabriela Costa é formada em Relações Internacionais, com pós-graduações na mesma área pela Universidade de Brasília (UnB) e em Gestão de Operações Portuárias pela Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior (Abracomex). Com quase 13 anos de experiência como Especialista em Regulação na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Gabriela foi pioneira como a primeira mulher a ocupar um cargo de direção na Agência. Em 2023, também atuou como chefe de gabinete na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

Sobre seu novo papel na ATP, Gabriela expressou entusiasmo: "As instalações portuárias privadas são essenciais para o funcionamento do setor portuário brasileiro. Estou motivada em contribuir para novas oportunidades que promovam o contínuo desenvolvimento desse segmento vital para o país."



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.