Hapag-Lloyd apresenta sólido desempenho no primeiro trimestre de 2024

A Hapag-Lloyd encerrou o primeiro trimestre de 2024 com um EBITDA do Grupo de USD 942 milhões (EUR 868 milhões). Embora tenha havido uma diminuição em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, com o EBIT do Grupo caindo para USD 396 milhões (EUR 365 milhões) e o lucro do Grupo para USD 325 milhões (EUR 299 milhões), a empresa demonstrou resiliência em meio aos desafios.

No segmento de Transporte Marítimo, os volumes de transporte aumentaram em 6,8%, totalizando 3 milhões de TEU no primeiro trimestre de 2024 (Q1 2023: 2,8 milhões de TEU). Apesar do aumento nos custos devido ao redirecionamento de navios ao redor do Cabo da Boa Esperança, os esforços de gestão de custos compensaram em grande parte. As receitas diminuíram para USD 4,6 bilhões (EUR 4,3 bilhões), principalmente devido a uma taxa de frete média mais baixa de 1.359 USD/TEU (Q1 2023: 1.999 USD/TEU).

No segmento de Terminais e Infraestrutura, um EBITDA de USD 35 milhões (EUR 32 milhões) e um EBIT de USD 18 milhões (EUR 16 milhões) foram alcançados no primeiro trimestre de 2024. Este novo segmento, criado apenas no segundo semestre de 2023, está em processo de estabelecimento, tornando a comparação com o ano anterior limitada.

“Apesar de nossos resultados estarem abaixo das excepcionais cifras do ano anterior devido à normalização das cadeias de abastecimento, estamos satisfeitos por ter iniciado o novo ano com bons resultados. As tarifas se estabilizaram no primeiro trimestre devido ao redirecionamento de navios ao redor do Cabo da Boa Esperança e à maior demanda por capacidade. Os numerosos novos navios entregues e que serão entregues em toda a indústria em 2024 foram fundamentais para manter as cadeias de abastecimento funcionando com poucas interrupções. No futuro, devemos acompanhar de perto nossos custos e continuaremos a implementar nossa Estratégia 2030, com foco principal em nossas iniciativas de descarbonização e nossa promessa de sermos o número um incontestável em qualidade para nossos clientes,” afirmou Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd AG.

Diante do bom desempenho comercial no primeiro trimestre de 2024, a Diretoria Executiva refinou sua previsão para o ano financeiro atual. O EBITDA do Grupo agora é esperado estar na faixa de USD 2,2 a 3,3 bilhões (EUR 2 a 3 bilhões) e o EBIT do Grupo na faixa de USD 0 a 1,1 bilhão (EUR 0 a 1 bilhão). Ainda se presume que uma grande parte do resultado projetado será gerada no primeiro semestre do ano. Dada a desenvoltura altamente volátil das taxas de frete e os grandes desafios geopolíticos, essa previsão continua sujeita a um alto grau de incerteza.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.