Ipiranga expande negócios B2B com operação marítima

Comercialização de combustível marítimo com abastecimento em águas no estado do Rio de Janeiro

A Ipiranga anunciou uma operação inédita nas últimas semanas, focada na expansão de seus negócios B2B. A empresa está agora comercializando óleo diesel marítimo (MGO) diretamente para embarcações na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. 

A Ipiranga, já detentora de aproximadamente 12% do mercado de combustíveis marítimos no Brasil, busca ampliar sua participação, agora atendendo diretamente clientes com abastecimento de embarcações em águas. A Ipiranga Empresas, frente de negócios B2B do grupo, assume o abastecimento de MGO em embarcações em águas, aproveitando mais de 85 anos de experiência na distribuição de combustíveis no país.

José Vianna, vice-presidente de Ipiranga Empresas, destaca o significado dessa operação: "Este projeto mostra a nossa solidez em oferecer um amplo portfólio de produtos e, agora, de abastecimento marítimo. A empresa segue cumprindo seu papel de estar atenta às oportunidades de mercado para incrementar seu negócio, priorizando a segurança da operação, com foco em seus funcionários, comunidades próximas e meio ambiente."

A operação envolve cinco etapas de distribuição, por duto, transporte rodoviário e, finalmente, marítimo, seguindo rigorosos protocolos de segurança. No Rio de Janeiro, a operação será conduzida por meio de um rebocador e da barcaça CD Santos, com capacidade para 1.500m³, partindo do Estaleiro São Miguel, em São Gonçalo (RJ). Rodolpho Athayde, Diretor Ipiranga Empresas, destaca o projeto como um marco na história da empresa, envolvendo mais de 100 colaboradores para levar combustível aos negócios em movimento.

No início do ano, a Ipiranga já havia iniciado a expansão da frente de negócios B2B com a comercialização de bunker no Rio Grande do Sul. A empresa fornece óleo combustível marítimo para motores de navios de grande porte, atendendo principalmente ao mercado de exportação de grãos que utiliza o Porto de Rio Grande. Essa iniciativa se beneficia do aspecto logístico, contando com suprimento da Refinaria de Petróleo Riograndense.

A Ipiranga oferece dois tipos de bunker: óleo combustível com baixo teor de enxofre VLSFO (Very Low Sulphur Fuel Oil) e óleo diesel marítimo com baixo teor de enxofre LSMGO (Low-Sulphur Marine Gasoil), cumprindo as normas da IMO 2020. Francisco Ganzer, vice-presidente de Supply e Trading da Ipiranga, afirma que o modal fluvial apresenta desafios logísticos distintos, mas a empresa está comprometida em levar seus produtos onde o cliente estiver.

A comercialização de bunker não apenas abre novas possibilidades para a Ipiranga, mas também reforça sua posição como um player relevante no mercado marítimo brasileiro.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.