Yara inaugura terminal de importação de amônia na Alemanha, reforçando a transição energética e o mercado de hidrogênio
A Yara International inaugurou oficialmente hoje seu novo terminal de importação de amônia em Brunsbüttel, Alemanha. Localizada estrategicamente entre o Mar do Norte e o Canal de Kiel, a nova instalação posiciona-se como um importante hub para impulsionar a economia do hidrogênio no país. Com capacidade para importar até 3 milhões de toneladas anuais de amônia de baixo carbono, o terminal fortalece a infraestrutura europeia na transição energética.
A inauguração contou com a presença de representantes dos governos da Alemanha e da Noruega, reforçando a cooperação bilateral no setor de energia limpa. O terminal faz parte da estratégia da Yara de fortalecer seu negócio principal de nitrogênio e gerar crescimento sustentável em um futuro de baixo carbono.
Hans Olav Raen, CEO da Yara Clean Ammonia, destacou o papel da empresa: “Como a maior distribuidora mundial de amônia, a Yara está em uma posição privilegiada para garantir o fornecimento de amônia de baixo carbono para a Alemanha, a preços competitivos. Com essa nova infraestrutura, podemos ajudar a impulsionar a economia de hidrogênio no país e contribuir para um futuro neutro em emissões.”
A nova instalação pode importar até 3 milhões de toneladas de amônia de baixo carbono por ano, o que equivale a 530 mil toneladas de hidrogênio. Isso representa cerca de 5% da meta de hidrogênio da Europa até 2030.
Com uma capacidade de importação significativa, o terminal da Yara em Brunsbüttel terá um papel fundamental na estratégia de hidrogênio da Alemanha e na transição energética do país. A localização estratégica também posiciona Brunsbüttel como um potencial hub central para a economia de hidrogênio da Europa.
Sven Kohnke, gerente da planta da Yara em Brunsbüttel, comentou sobre a importância do momento: “Há 50 anos, fabricamos produtos essenciais para a Alemanha e a Europa em Brunsbüttel. A inauguração é um novo marco em direção a um futuro de baixo carbono.”
A amônia importada pelo terminal pode ser convertida diretamente em hidrogênio de baixa emissão, uma solução essencial para setores como siderurgia e químicos. A amônia de baixo carbono, produzida por eletrólise com eletricidade renovável ou com captura e armazenamento de carbono (CCS), oferece vantagens estratégicas para descarbonizar indústrias de difícil transição.
O Ministério Federal da Economia e Proteção Climática da Alemanha estima que até 70% das necessidades futuras de amônia do país terão que ser supridas por importações até 2030, com volumes ainda maiores previstos posteriormente.
A parceria energética entre Alemanha e Noruega tem desempenhado um papel-chave nesse avanço. Em junho, a Yara inaugurou sua planta-piloto de hidrogênio renovável na Noruega, considerada a maior da Europa, marcando um passo importante na jornada rumo a um futuro de baixo carbono.
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