Venda da DB Schenker para a DSV recebe aprovação do Conselho da Deutsche Bahn
O Conselho de Supervisão da Deutsche Bahn AG aprovou hoje a venda da DB Schenker para o grupo dinamarquês de transporte e logística DSV, durante uma reunião extraordinária. Simultaneamente, o governo federal concedeu a aprovação necessária para a transação, conforme o Código Orçamentário Federal. A conclusão da venda está prevista para ocorrer até 2025, após a obtenção de todas as aprovações regulatórias.
Em 13 de setembro de 2024, a Diretoria da Deutsche Bahn assinou o contrato de venda da sua subsidiária de logística para a DSV por um valor empresarial de 14,3 bilhões de euros. Com os juros previstos até o fechamento do negócio, o valor total da transação pode atingir até 14,8 bilhões de euros.
Werner Gatzer, Presidente do Conselho de Supervisão da Deutsche Bahn, destacou: “A venda da DB Schenker é um marco importante nos esforços da DB em focar na reestruturação da infraestrutura ferroviária da Alemanha e no transporte de passageiros e mercadorias de forma sustentável na Alemanha e na Europa."
Richard Lutz, CEO da Deutsche Bahn, complementou: "Estabelecemos metas claras para modernizar estruturalmente a Deutsche Bahn nas áreas de infraestrutura, operações e rentabilidade, concentrando-nos em nosso core business. Os recursos provenientes da venda contribuirão significativamente para a redução da dívida da DB, reforçando a estabilidade financeira do grupo. Ao mesmo tempo, a DB Schenker ganhará um novo proprietário estratégico de peso, o DSV.”
O processo de venda da DB Schenker foi iniciado pela Deutsche Bahn em dezembro de 2023, de forma transparente e em conformidade com as leis da União Europeia. A DSV apresentou a proposta mais vantajosa economicamente, superando as demais concorrentes.
A DB Schenker, que conta com cerca de 72.700 funcionários em mais de 1.850 locais, espalhados por mais de 130 países, continuará a se desenvolver em parceria com a DSV. Estão previstos investimentos de cerca de um bilhão de euros nos próximos anos, visando ampliar o potencial de crescimento da empresa. A DSV se comprometeu a manter os acordos coletivos e empresariais vigentes na Alemanha, além de preservar o modelo de co-gestão local. Juntas, as duas empresas formarão uma das maiores corporações de transporte e logística do mundo.
A DB Schenker é reconhecida como uma das principais fornecedoras de serviços logísticos globais, oferecendo transporte terrestre, aéreo e marítimo, além de soluções completas de logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Com foco em um futuro sustentável, a empresa continua investindo em soluções de transporte inovadoras, energias renováveis e produtos de baixo impacto ambiental para seus clientes.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.