Ferramenta online mede emissão de gases no transporte de carga

Gratuita, ferramenta permite que proprietários e transportadores calculem as emissões de quase qualquer tipo de carga e modal

A DHL Global Forwarding, lançou essa semana o DHL Carbon Calculator, ferramenta online que permite o cálculo do volume de gases que provocam o efeito estufa no transporte de cargas. Gratuita, a ferramenta permite que proprietários e transportadores calculem as emissões de quase qualquer tipo de carga e modal utilizado seja ele aéreo, marítimo, rodoviário ou ferroviário. O cálculo é feito online e em tempo real, com base em algoritmos inteligentes e bases de dados internacionais reconhecidas.

Kathrin Brost, Vice-presidente de Estratégia Sustentável e Inteligência do Cliente da DHL Global Forwarding, que já testou o DHL Carbon Calculator junto com clientes explica que entre os dados fornecidos pelo programa estão a rota da origem até o aeroporto ou porto mais próximo, o trecho principal via área ou marítima e o trecho final (last mile) no País destino. “Enquanto muitas ferramentas online proporcionam apenas uma estimativa grosseira das emissões nos transportes e rotas, o DHL Carbon Calculator é baseado em dados logísticos reais” diz.

Para determinar o nível de emissões, o software usa dados de seu Departamento de Contabilidade e Controle de Carbono. Além disso, ela explica que a tecnologia utilizada reflete protocolos internacionais como o Greenhouse Gas Protocol, o European Standard EN 16258, assim como o Global Logistics Emissions Council.

Karina Tomoff, Vice-presidente de Shares Services do Deutsche Post DHL Group, ressalta os benefícios para os clientes: “Com a operação intuitiva do DHL Carbon Calculator, nossos clientes podem determinar, antecipadamente, o impacto ambiental exato de seus embarques – a qualquer tempo, de qualquer lugar e sem custos”.

Para calcular as emissões, o internauta deve simplesmente preencher a localização do remetente e do destinatário, assim como o volume e peso dos produtos embarcados. Baseados nestas informações, a ferramenta recomenda uma rota de transporte, que pode ser alterada. Com isso, calcula o montante de CO2 e outros gases do efeito estufa que o transporte irá gerar. As consultas à ferramenta são gratuitas e não demandam registro. No entanto, usuários registrados tem acesso a uma gama ampliada de funções analíticas.

De acordo com Cindy Haring, CEO da DHL Global Forwarding Brasil, “a ferramenta da DHL auxilia o cliente a desenhar cenários e optar pelas rotas com maior eficiência em termos de emissão de gases. Outra opção é reduzir o volume de embarques, consolidando mais carga. Neste sentido, a calculadora pode ser ‘termômetro’ complementar para a eficiência da operação logística”.

No Brasil, além do DHL Carbon Calculator, a DHL Global Forwarding oferece mais dois tipos de relatórios analíticos na área de sustentabilidade: o Carbon Report, que individualiza o volume de emissões de embarques realizados com a DHL (permitindo inclusive recortes especiais por empresa, rota comercial, período ou produto), e o Carbon Dashboard, que une as informações da emissão de carbono, índices de eficiência da operação e propõe cenários alternativos com alterações nos modais, rotas e outros parâmetros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.