Maersk adere ao compromisso climático da Amazon

A Maersk se torna a primeira empresa de transporte marítimo a participar do programa

A Maersk aderiu ao The Climate Pledge, uma imitação ambiental em parte liderada pela Amazon, onde os signatários se comprometem a alcançar a descarbonização total de suas operações até 2040, dez anos antes do Acordo de Paris. A Maersk se torna a primeira grande empresa de transporte marítimo a participar do programa que inclui mais de 300 corporações de todo o mundo. 

Junto com outras 100 empresas que se comprometem com o The Climate Pledge, a Maersk concorda em começar imediatamente a medir e relatar regularmente as emissões de gases de efeito estufa. Todas as empresas também devem implementar estratégias de descarbonização alinhadas com o Acordo de Paris por meio de mudanças e inovações reais nos negócios, incluindo melhorias de eficiência, energia renovável, redução de materiais e outras estratégias de eliminação de emissões de carbono.

Qualquer participante do compromisso que não alcançar a neutralidade de carbono de suas operações até 2040 concorda em implementar compensações quantificáveis, reais, permanentes e socialmente benéficas para neutralizar quaisquer emissões remanescentes de suas operações.

A iniciativa foi cofundada em 2019 pela Amazon e Global Optimism, um grupo ativista ambiental que “existe para catalisar e inspirar ações sobre as mudanças climáticas”. Com a adição de empresas que vão desde a Maersk até a empresa de software SAP e a empresa madeireira Weyerhaeuser, um total de 312 organizações assinaram o The Climate Pledge. Segundo os fundadores, está “enviando um sinal importante de que haverá um rápido crescimento na demanda por produtos e serviços que ajudem a reduzir as emissões de carbono.”

As empresas que participam do programa, geram mais de US$ 3,5 trilhões em receitas globais anuais e têm mais de oito milhões de funcionários em 51 indústrias em 29 países.

"É encorajador que 300 empresas se comprometam a trabalhar juntas para atingir o zero líquido até 2040 ou antes por meio do The Climate Pledge", disse Christiana Figueres, sócia fundadora do Global Optimism e ex-chefe de clima das Nações Unidas. o suficiente para entregar as transformações de que precisamos. Encorajo todos os líderes empresariais a se familiarizarem com a ciência, traduzi-la para seus negócios e possibilitar as mudanças de que precisamos sem demora."

“Resolver a emergência climática e descarbonizar as cadeias de suprimentos de nossos clientes é um imperativo estratégico para a Maersk”, disse Soren Skou, A.P. Moller – CEO da Maersk. "Portanto, em janeiro de 2021, aceleramos nosso compromisso de descarbonização com emissões líquidas zero até 2040 - uma década à frente de nossas ambições iniciais de 2050 e do Acordo de Paris. Se queremos ver mudanças nesta década, não podemos esperar e, nesse contexto, estamos ansiosos para ingressar no The Climate Pledge, uma oportunidade de nos unirmos a alguns de nossos principais clientes, aprender com eles, e compartilhar as melhores práticas e soluções." 

Ao dar as boas-vindas à Maersk ao The Global Pledge, a organização destacou a empresa de transporte como líder no setor e destacou a Maersk ECO Delivery, que visa a redução de emissões no transporte marítimo. A Amazon destacou que começou a participar deste serviço em 2020 e continua até hoje, reduzindo as emissões em aproximadamente 20 KT de CO2e (o equivalente a 50 milhões de milhas médias de veículos de passageiros) em 2021.

FONTE: THE MARITIME EXECUTIVE




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.