Yara e Linde Engineering construirão usina de demonstração de hidrogênio verde de 24 MW na Noruega

As empresas pretendem alcançar uma redução significativa de dióxido de carbono na produção de fertilizantes na Noruega

A Yara anunciou hoje a assinatura de um contrato com a Linde Engineering para a construção e entrega de uma planta de demonstração de hidrogênio verde na unidade de produção de amônia da Yara em Herøya Industripark em Porsgrunn, Noruega. O projeto, que é apoiado por uma doação de NOK 283 milhões da Enova (anunciada em dezembro de 2021), demonstrará que a amônia produzida com energia renovável pode reduzir o impacto do dióxido de carbono na produção de fertilizantes.

O projeto será realizado por eletrólise da água que produzirá hidrogênio verde para substituir parcialmente a produção de hidrogênio à base de hidrocarbonetos na planta da Yara, usando a tecnologia de membrana de troca de prótons (PEM). Esta será a segunda planta de eletrólise PEM de 24 MW projetada e construída pela Linde Engineering; o primeiro está sendo construído no Complexo Químico de Leuna, na Alemanha.

“O projeto visa fornecer os primeiros produtos de amônia verde ao mercado já em meados de 2023, tanto como fertilizantes livres de fósseis quanto como combustível de transporte livre de emissões. A amônia verde é a chave para reduzir as emissões da produção mundial de alimentos e transporte de longa distância. Com este projeto, passamos da intenção às ações em conjunto com a Linde Engineering e empreiteiros locais”, diz Magnus Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia.

A planta terá capacidade anual de cerca de 10.000 kg/dia de hidrogênio. Ele substituirá o etano como matéria-prima na produção, reduzindo 41.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono anualmente, a mesma quantidade emitida por cerca de 16.000 veículos de passageiros.

A eletricidade será fornecida a partir de fontes de energia renováveis e fornecerá hidrogênio suficiente para produzir 20.500 toneladas de amônia por ano, que podem ser convertidas em entre 60.000 e 80.000 toneladas de fertilizante verde, aproximadamente cinco vezes a produção anual de trigo de qualidade alimentar na Noruega. projeto será o primeiro passo da Yara para a descarbonização da indústria de amônia.

“Este projeto mostra a liderança de mercado da Linde Engineering em projetos de eletrólise. Dada a crescente demanda da indústria de fertilizantes por hidrogênio verde, esta planta é um passo para aumentar ainda mais o tamanho desses projetos em todo o mundo”, disse John van der Velden, vice-presidente sênior de vendas e tecnologia globais da Linde Engineering.

A Yara, além da Linde, trabalhará com um número significativo de fornecedores locais na região de Grenland neste projeto. Isso contribuirá para criar novos empregos e construir competências e experiências valiosas para a transição verde localmente.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.