Conexão com a Ásia
Sepetiba Tecon inaugurou o serviço Mega Joint Asia com menor transit time entre continentes
O Sepetiba Tecon operou, durante o fim de semana, o primeiro navio do novo joint service de/para a Ásia, operado por Hamburg Süd, Hapag-Lloyd, CMA CGM, NYK, China Cosco Shipping, Hyundai e UASC.
A embarcação CMA CGM Congo chegou com quase 9.000 TEUs a bordo e 13,9 m de calado e movimentou mais de 1.300 containers no terminal, descarregando 964 unidades, com embarquee de 379. Desse volume 45 unidades foram dirigidas para a cabotagem, fechando a operação toda em pouco mais de 13 horas.
A escala do CMA CGM Congo inaugura o serviço Mega Joint Asia, que oferece duas escalas semanais, uma de importação e outra de exportação, ligando a América do Sul com a Ásia em conexão direta. A rota completa do serviço prevê escalas em Busan - Qingdao - Xangai - Ningbo - Chiwan – Cingapura - Porto Kelang - Itaguaí (Sepetiba) - Santos - Paranaguá – Montevidéu (TCP) - Buenos Aires (TRP) – Rio Grande - Navegantes - Itapoá – Santos (Embraport) - Itaguaí (Sepetiba) - Porto Kelang - Cingapura - Busan.
Nessa conexão, o Sepetiba Tecon é o primeiro e último Porto na América do Sul, tendo assim os menores transit times entre os continentes. "Partindo do porto de Xangai, por exemplo, o transit time para Itaguaí é de 31 dias, enquanto nos outros terminais do estado do RJ, o prazo mínimo é de 36 e 39 dias", afirmou o porta-voz do terminal.
O navio foi recebido no Sepetiba Tecon pelo Diretor Jorge Mello e o Diretor Comercial Cesar Maas, que entregaram ao Comandante Brian Binongo uma placa comemorativa alusiva ao início do novo serviço. Segundo Mello, essa primeira atracação marca o início de uma importante fase na parceria entre o Sepetiba Tecon e os armadores que compõem o joint. “Além disso, confirma a tradição e a capacidade do terminal de operar os maiores navios que escalam a América do Sul e movimentar grandes volumes de cargas”, disse.
Sepetiba afirma que vem se preparando para a mudança no tamanho das embarcações que serão a tendência no futuro breve. A dragagem do Sepetiba Tecon está planejada para ocorrer no segundo semestre deste ano e nos permitirá operar navios com 335m de LOA sem a necessidade de condições especiais para manobra. Do ponto de vista tecnológico, o terminal afirma estar apto a atender às demandas atuais, inclusive com o serviço de pesagem VGM, que pode ser contratado e será transmitido ao armador via EDI CODECO.
Cabotagem
Atualmente, o Sepetiba Tecon opera dois serviços de cabotagem: ALCT1 da Aliança e o Amazonas joint da Mercosul e Log-in. Considerando os três terminais do RJ, o market share da Cabotagem no terminal é de 98%.

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