Wilson Sons e Vale firmam parceria para docagem de sete embarcações

Manutenção programada vai permitir uma economia de 67% em combustível para a mineradora e será realizada em cinco rebocadores e dois ferryboats da Vale, que atuam na operação dos terminais da empresa no Rio de Janeiro

A Wilson Sons firmou contrato com a Vale para a docagem de sete embarcações em seu estaleiro, no Guarujá, no Porto de Santos. Durante o contrato de cinco anos, serão realizadas manutenções programadas de cinco rebocadores e de dois ferryboats da própria mineradora, que operam no Rio de Janeiro, o que representará uma economia de 67% em combustível para a mineradora.

As embarcações da Vale atuam no apoio portuário, auxiliando na atracação e desatracação de navios no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba, e no terminal da Companhia Portuária Baía de Sepetiba (CPBS), em Itaguaí, ambos operados pela empresa no litoral Sul Fluminense. Esses navios transportam minério de ferro proveniente de Minas Gerais, sendo exportado principalmente para a China.

“Expectativa positiva para o início dessa nova parceria entre a Vale e a Wilson Sons, que representa um passo significativo em direção ao nosso objetivo comum: garantir a segurança e a qualidade dos nossos processos. Estamos confiantes de que, ao unir nossos recursos e expertises, conseguiremos alcançar melhores resultados e oferecer um valor ainda maior aos nossos clientes”, afirma Rodrigo Vasconcelos, diretor de operações da Vale na Costa Verde do Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes em atender a Vale, com a escolha da mineradora pelos serviços de excelência do nosso estaleiro. Com a capacidade técnica dos nossos profissionais e o uso de tecnologia de ponta, trabalhamos sempre para surpreender o cliente, focados na garantia da segurança e da eficiência operacional das embarcações”, afirmou o diretor-executivo da divisão de estaleiro da Wilson Sons, Adalberto Souza, acrescentando: “Buscamos atender o cliente oferecendo soluções inovadoras e customizadas, contribuindo com o desenvolvimento do setor de logística portuária e marítima do País”.

Depois do Guaíba, até o final do ano, outra embarcação da Vale deve receber os serviços de docagem. O contrato contempla também a docagem dos rebocadores Moatize, Mutuca, Alegria e Fazendão e dos ferryboats Vale Mangaratiba e Vale Sahi.

Além da docagem da Vale, a Wilson Sons está construindo, em seu estaleiro, o rebocador WS Onix, último da série de seis novas embarcações com tecnologia mais sustentável, pioneiras no Brasil, com padrão IMO TIER III (da Organização Marítima Internacional). O projeto de casco possibilita a redução das emissões de gases de efeito estufa, com diminuição estimada de 14% no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a diminuição das emissões de gases poluentes e para a economia nos custos operacionais associados ao consumo de combustível.



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