Hapag-Lloyd encomenda 24 novos navios porta-contêineres para descarbonizar sua frota
Os navios contarão com propulsão dupla de gás liquefeito e estarão prontos para amônia
A Hapag-Lloyd firmou dois contratos com estaleiros chineses para a construção de 24 novos navios porta-contêineres, em um dos maiores investimentos da história recente da empresa. Dos novos navios encomendados, 12 unidades com capacidade para 16.800 TEUs serão construídas pelo grupo Yangzijiang Shipbuilding, e irão ampliar a capacidade de rotas já existentes. Outros 12 navios, com capacidade para 9.200 TEUs, serão produzidos pela New Times Shipbuilding e substituirão embarcações mais antigas da frota, que estão próximas de encerrar suas operações nesta década.
Todos os novos navios serão equipados com motores de última geração, de baixa emissão, e de tecnologia dual-fuel a gás liquefeito de alta pressão, que garantem máxima eficiência no consumo de combustível. As embarcações também poderão operar com biometano, reduzindo em até 95% as emissões de CO2 equivalente em comparação com os sistemas de propulsão convencionais. Além disso, os navios serão adaptáveis para operar com amônia como combustível, uma medida que permite flexibilidade para o futuro. A entrega das embarcações está prevista para ocorrer entre 2027 e 2029, com uma capacidade combinada de 312.000 TEUs e um investimento total aproximado de USD 4 bilhões. Deste montante, USD 3 bilhões já foram garantidos por meio de um financiamento de longo prazo.
“Este investimento representa um marco significativo para a Hapag-Lloyd dentro de nossa Estratégia 2030, que busca o crescimento com modernização e descarbonização de nossa frota. Operar uma frota mais eficiente não só fortalecerá nossa posição competitiva, como também ampliará a capacidade de oferecer aos nossos clientes um serviço global de alta qualidade,” afirmou Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd AG.
Como parte do compromisso com a meta de 1,5 grau do Acordo de Paris, a Hapag-Lloyd planeja reduzir em aproximadamente um terço as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) de suas operações até 2030, em comparação aos níveis de 2022. Esse é mais um passo em direção à meta de ter uma frota neutra em carbono até 2045. Essa redução será possível por meio de investimentos contínuos em novas embarcações eficientes, estratégias de navegação a baixa velocidade, modernização da frota e adoção de novas tecnologias de propulsão e combustíveis alternativos, o que garantirá aos clientes opções de transporte ambientalmente mais sustentáveis. Esse movimento ocorre em linha com o recente anúncio de abril de 2024, no qual a empresa decidiu adaptar cinco embarcações para operar com metanol, reforçando a preparação para um futuro multifuel e avançando no compromisso com a descarbonização do setor de transporte marítimo.
Atualmente, a Hapag-Lloyd controla uma frota moderna de 287 navios porta-contêineres, com capacidade total de 2,2 milhões de TEUs, sendo uma das principais empresas de transporte marítimo de contêineres no mundo e operando a maior frota sob bandeira alemã.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.