Motor movido a amônia será desenvolvido para aplicações marítimas de média velocidade
Após o sucesso no projeto anterior que resultou no primeiro motor de dois tempos movido a amônia, a MAN Energy Solutions lança um novo marco tecnológico: o projeto de pesquisa “AmmoniaMot 2”. Desenvolvido em parceria com institutos de pesquisa e empresas do setor, o objetivo é criar um motor de quatro tempos, com velocidade média e tecnologia dual-fuel, movido a amônia.
O projeto, que conta com o apoio do Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK), teve início em agosto de 2024 e tem previsão de durar três anos e meio. Trata-se de uma continuação do projeto inicial "AmmoniaMot", que explorou as bases para a combustão de amônia em motores de combustão interna, cujos resultados promissores serviram de ponto de partida para essa nova fase.
A MAN Energy Solutions acredita que os motores de quatro tempos movidos a amônia terão aplicação especialmente em embarcações de carga ou navios especializados, sem passageiros, além de serem utilizados como sistemas auxiliares para grandes navios de dois tempos também movidos a amônia. Para embarcações que transportam passageiros, como balsas e cruzeiros, a empresa está apostando no metanol como o combustível do futuro e já desenvolve motores dedicados a essa tecnologia.
Alexander Knafl, chefe de engenharia e P&D para motores de quatro tempos na MAN Energy Solutions, comentou: “Esse projeto é um passo lógico após o sucesso do AmmoniaMot. Ele se alinha perfeitamente à nossa estratégia de desenvolver tecnologias sustentáveis. A amônia, por ser isenta de carbono, é uma excelente candidata para descarbonizar os combustíveis marítimos, ajudando a evitar emissões de CO2 em nossos motores.”
Christian Kunkel, responsável pelo desenvolvimento de combustão na MAN Energy Solutions, destacou os resultados da primeira fase: “No projeto AmmoniaMot, comprovamos que a amônia é um combustível viável para aplicações de velocidade média, com potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 95%, atendendo às regulamentações ambientais vigentes. Estou ansioso para avançarmos com o AmmoniaMot 2, consolidando a amônia como um combustível crucial para a descarbonização do setor marítimo.”
Principais parceiros e suas responsabilidades:
MAN Energy Solutions: Responsável pelo conceito do motor e pelo sistema de pós-tratamento de gases de exaustão.
WTZ Roßlau gGmbH: Desenvolverá o conceito de combustão e testará os componentes de injeção em condições realistas.
Woodward L’Orange GmbH: Ficará encarregada de criar o protótipo do injetor.
Universidade de Munique (SFM): Responsável pela simulação de combustão em 3D-CFD.
Neptun Ship Design GmbH: Desenvolverá o módulo de abastecimento de amônia, considerando os requisitos de segurança a bordo.
Universidade de Rostock (LKV): Conduzirá experimentos relacionados à tecnologia de injeção, ao conceito de pós-tratamento de gases e à lubrificação de motores movidos a amônia, além de desenvolver modelos de simulação.
GenSys GmbH: Será responsável pela construção do módulo de abastecimento de alta pressão para amônia.
MNR GmbH: Desenvolverá o sistema de combustível de parede dupla e o compensador para o sistema de tubulação de alta pressão.
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