Kuehne+Nagel usa tecnologia e IA para otimizar a produtividade da logística

Empresa busca ampliar atuação junto a varejistas nos próximos anos com ofertas de logística marítima, aérea e de armazéns.

A tecnologia e a inteligência artificial (IA) têm revolucionado a logística, impulsionando a eficiência, a precisão e a capacidade de previsão em toda a cadeia de suprimentos. Com algoritmos avançados e machine learning, empresas podem otimizar rotas de entrega, reduzir custos e minimizar atrasos, enquanto sistemas automatizados melhoram a gestão de estoques e a rastreabilidade de produtos. A IA facilita a previsão de demandas, ajudando a evitar excessos ou escassez de produtos. Essas inovações não só aumentam a produtividade, mas também elevam a satisfação do cliente, tornando a logística mais ágil, sustentável e adaptável às altas exigências do mercado.

É nesta direção que a Kuehne+Nagel tem implantado inovação e digitalização nas operações para seus clientes. Exemplos disso são as soluções digitais e sustentáveis, como suas plataformas MyKN e Seaexplorer para o rastreamento e a gestão de embarques em tempo real, e o biocombustível de aeronaves (SAF) para rotas aéreas menos poluentes, além de IA para precificação dinâmica, previsão de demanda e otimização de estoques.

Outro exemplo de inovação a serviço da produtividade na logística é a torre de controle centralizada implantada pela Kuehne+Nagel, em 2024, para gerenciar seus 40 centros de distribuição (CDs) no Brasil. O sistema de gestão alavancado por analíticos e IA, além de fornecer aos clientes visibilidade de toda a cadeia de suprimentos, avalia de forma preventiva os volumes movimentados nos CDs, projeta, compara com a mão-de-obra disponível e antecipa necessidades para aplicar sinergias entre as unidades operacionais, realocações de pessoal, etc. Como resultado, hoje a média de perda de inventário nas operações está próxima de zero.

A Kuehne+Nagel opera o fullfilment de duas das maiores plataformas de e-commerce no país, além de atender diversas outras empresas de varejo, bens de consumo, entre outros segmentos. Para os clientes, a digitalização e a inovação trazem mais competitividade e produtividade e redução de erros operacionais.

Expansão no setor varejista

Impulsionada pela relevância deste setor, que representou mais de 20% do PIB em 2023, o plano de crescimento da Kuehne+Nagel no varejo prevê a oferta de logística marítima, aérea e de armazéns para empresas do setor com volumes de exportação, importação e desembaraço aduaneiro, principalmente nos segmentos supermercadista, de moda, artigos esportivos, cosméticos, beleza e pets.

A Kuehne+Nagel aposta na implementação de tecnologias avançadas, como IA e análise de dados, para otimizar as operações logísticas do varejo nacional e se posicionar como parceira estratégica para o crescimento do setor. Adriana Martins, presidente da Kuehne+Nagel no Brasil enfatiza: “A empresa é consolidada globalmente neste setor e buscamos ampliar nossa atuação localmente, oferecendo diferenciais competitivos, como ferramentas próprias impulsionadas por IA, estrutura robusta e know-how em logística integrada. Nosso objetivo é mergulhar ainda mais no varejo brasileiro, oferecendo soluções que combinem nossa expertise global com as necessidades locais”.

A Kuehne+Nagel estará presente na Intermodal South America, maior evento de soluções logísticas da América do Sul, que acontece de 22 a 24 de abril, em São Paulo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.